Aviolinista Iana Khmelik é uma das protagonistas de um espetáculo onde a performance musical se alia à investigação científica. (foto: DR)

Junte-se o violino da russa Ianina Khmelik aos teclados de Hugo Novo, acrescente-se uns samplers e sequenciadores e a promessa é a de um concerto único onde a música se funde com a arte e a ciência. É com estes pressupostos que se apresenta “Inside Music Machine”, espetáculo que sobe ao palco da Casa da Música já esta quinta-feira, 28 de novembro, pelas 21h30, numa iniciativa conjunta entre a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) e a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE).

Quando presenciamos um instrumentista em ação não nos apercebemos de um conjunto de comportamentos físicos e motores que vão acontecendo. Contudo, aliando a investigação científica e a tecnologia à performance musical, este espectáculo propõe uma experiência multimédia onde a atividade muscular e neuronal da violinista é registada através de uma máquina termográfica e de um EEG (electroencefalógrafo), que permite registar a temperatura do corpo e suas variações e desta forma detetar possíveis lesões musculares.

E como se processa esta técnica? Uma máquina termográfica capta a radiação infravermelha do corpo humano e converte-a num código de cores de acordo com a gama de temperaturas. O resultado é uma sequência de imagens com cores diferentes consoante a temperatura do corpo. É possível assim, ao vivo e a cores, através da captação de imagem biomédica, avaliar as alterações ao nível dos músculos posturais e dos músculos de mastigação do complexo crânio-cérvico-mandibular em músicos de orquestra.

Esta é já a segunda edição desta iniciativa musical. A inauguração desta nova técnica decorreu no passado mês de março na Reitoria da U.Porto e contou com uma enorme adesão por parte do público.

O sistema de termografia foi criado por um grupo de investigadores da FEUP e da FMDUP. Do comité científico do projeto figuram docentes das três escolas parceiras.

O bilhete de ingresso tem o preço de 8 euros e pode ser adquirido nas bilheteiras da Casa da Música.

Veja aqui o vídeo teaser.

Mais informações aqui