Encontro reuniu mais de 50 participantes no Clube Universitário do Porto. (Foto: DR)

A iniciativa partiu da Building Gobal Innovators, que viu na Universidade do Porto o parceiro ideal para dinamizar este encontro entre empresas e empreendedores. O “Open Innovation Event” aconteceu no passado dia 4 de julho, no Clube Universitário do Porto, e reuniu mais de 50 participantes.

Tudo se baseou na já conhecida premissa das sessões A2B, iniciativa que a U.Porto Inovação organiza desde 2011: empresas escolhidas pensam em desafios de I&D e inovação que precisem de ver resolvidos, apresentam-nos à comunidade de empreendedores e/ou investigadores presente e, a partir daí, pensam-se colaborações mútuas. Esta sessão em particular realizou-se sob a alçada da EIT Digital, e foi subordinada às novas tecnologias nos setores das telecomunicações, infraestruturas, finanças, saúde, agricultura, entre outros.

Ao todo foram lançados 10 desafios, por parte de empresas internacionalmente conhecidas – Delta, KPMG, Lusíadas, REN Portgás, SIBS, Sinmetro, Sogrape, Ubiwhere, Vodafone e VPS – e as propostas foram apresentadas na sessão no formato de “Reverse Pitch” (10 minutos por empresa). Depois dessa primeira exposição os empreendedores e investigadores presentes tiveram a oportunidade de falar com as empresas, criando verdadeiros momentos de brainstorming para encontrar as soluções mais adequadas e pensar como as instituições poderão colaborar no futuro.

A Vodafone Portugal, por exemplo, perspetivou o que será o futuro das operadoras móveis com o 5G, lançando o desafio de se criar uma nova experiência de atendimento ao cliente recorrendo à Inteligência Artificial. Também nesta ótica da preocupação com o seu público, o desafio apresentado pela SIBS consiste em criar uma experiência de pagamentos automáticos melhor e mais simples, utilizando os POS (Point of Sale) em integração com os SmartPhones. Já a Sogrape, empresa há muito parceira da Universidade do Porto em várias iniciativas, propôs a criação de um modelo automatizado de recolha de dados para ajudar a perceber o impacto das previsões climáticas na gestão das vinhas. Para além destas empresas a VPS, Delta, KPMG, REN Portgás, Lusíadas, Ubiwhere, Sinmetro.

As spin-offs da Universidade do Porto aderiram de forma significativa a esta sessão A2B, tendo estado presente mais de uma dezena de empresas. Andrea Mota, da Xpectraltek, referiu que a sessão foi uma surpresa “muito agradável e positiva”. “Foi muito importante para nós termos tido a oportunidade de ouvir, de uma forma muito direta, as reais necessidades e problemas das empresas presentes, assim como de interagir em pequenos grupos de trabalho com elevadas competências e interesse genuíno em apresentar soluções e caminhos viáveis para uma resposta efetiva a esses mesmos problemas. Consideramos que é com este tipo de abordagem que as colaborações entre corporate já estabelecidas no mercado e startups têm um potencial real de se virem a concretizar. Esperamos poder participar em mais acções deste género!” , acrescenta.

A sessão A2B com a Building Global Innovators durou um dia, e no final dos trabalhos os participantes revelaram-se satisfeitos com o que daqui poderá advir. Gonçalo Amorim, da Buiding Global Innovators, referiu que “a Universidade do Porto é excelente ao nível da transferência de tecnologia e no seu ecossistema empreendedor”, abrindo a porta para novas colaborações e encontros do género.

Helder Vasconcelos, vice-reitor da Universidade do Porto para esta área, referiu também a importância das sessões A2B, de modo a “continuar a aproximar a Universidade do tecido empresarial”.