João Lobo Antunes, aqui retratado por Serafim Guimarães, fará a apresentação do livro.

São cerca de 50 retratos de personalidades públicas, complementados por curtos textos que espelham encontros e afinidades entre o retratista e o retratado. O resultado desta combinação pode ser encontrado em Retratos Legendados, livro da autoria de Serafim Guimarães e editado pela pela U.Porto, que será apresentado no próximo dia 8 de fevereiro, na Reitoria da Universidade do Porto, pelo conceituado neurocirurgião português, João Lobo Antunes.

As personalidades retratadas nesta obra destacaram-se no campo das artes, da política e da medicina, e despertaram a admiração de Serafim Guimarães, afeição vertida no traço e nas palavras do autor. A publicação foi editada no âmbito das comemorações do centenário da Universidade do Porto.

Serafim Correia Pinto Guimarães é Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), autor de inúmeros trabalhos científicos publicados em revistas internacionais e ensaios sobre ciência, arte e cultura, bem como do livro Castelo de Santa Maria da Feira. É editor do livro Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (6 edições). Recebeu diversos prémios científicos.

A sessão de apresentação do livro realiza-se pelas 18h30, na sala da biblioteca do edifício da Reitoria da U.Porto, à Praça Gomes Teixeira. A entrada é livre.