(Foto: Rodolfo Rodrigues)

Nos dias 27, 28 e 29 de março, todos os caminhos vão dar à Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) para os alunos do ensino secundário que pretendam contactar com a sua área de engenharia preferida. O pretexto será a maior edição de sempre da “Semana: Profissão Engenheiro” (SPE), evento que este ano vai receber cerca de 1800 participantes dispostos a conhecer de perto os laboratórios e projetos e a multidisciplinaridade da engenharia.

Ao todo são 68 as atividades distribuídas por 24 percursos que encabeçam cinco profissões da área da engenharia: “Salvo o Planeta”, “Desenho o novo Homem”, “Crio a Sociedade do Futuro”, “Torno as empresas mais competitivas” e “Construo um Mundo novo”. Tudo isto numa edição que conta também com nove percursos monotemáticos, especificamente direcionados para os alunos do 12º ano que tenham já uma ideia bem definida sobre a área de engenharia que pretendem seguir.

A pensar nos pais e encarregados de educação, esta edição da SPE volta a incluir a sessão “Damos asas ao Talento!”, especialmente procurada pelos pais com dúvidas relativamente ao percurso académico e plano curricular dos diferentes cursos de engenharia da FEUP. Está prevista uma sessão para cada dia de iniciativa, a decorrer entre 18h30 e as 19h30, com a presença de docentes da FEUP que vão estar disponíveis para o esclarecimento de dúvidas, promovendo uma tomada de decisão mais informada e consciente da parte do aluno relativamente ao seu futuro profissional.

A “Semana Profissão: Engenheiro” é uma oportunidade única para os alunos do ensino secundário conhecerem de perto a oferta formativa da FEUP. As atividades e percursos são desenhados pormenorizadamente de forma a materializar a importância das diferentes engenharias no nosso dia-a-dia e a dar a conhecer o significado da profissão “Engenheiro” e o seu papel na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e sociedade do futuro, na competitividade das empresas e na construção de um Mundo melhor.

Mais informações em fe.up.pt/profissaoengenheiro