Melhor Camélia Portuguesa 2014

A Exposição de Camélias do Porto será um dos pontos altos da Semana das Camélias. (Foto: DR)

A Universidade do Porto é uma das entidades parceiras da edição 2016 da Semana das Camélias do Porto, uma iniciativa que, de 3 a 12 de março, vai mobilizar diferentes instituições e espaços da cidade na dinamização de um programa de atividades dedicadas àquela que é para muitos considerada a “rainha das flores”.

Será na tarde do dia 3 de março, pelas 18h00, que o Salão Nobre da Reitoria vai ser palco do lançamento do livro “Em torno de camélias, com um porto”, evento que marca o arranque do programa oficial de comemorações. A apresentação ficará a cargo de Maria Bochicchio, doutorada em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da U.Porto e investigadora de poesia portuguesa contemporânea. O evento contará com a presença de poetas, escritores e pintores que participaram no projeto.  É também nessa tarde que inaugura, no mesmo edifício, uma exposição de pintura alusiva à obra.

Um dia depois, a 4 de março, a partir das 21h00, é a vez do Varandim da Torre dos Clérigos receber o espetáculo de abertura da Semana das Camélias. O programa desta noite inclui, além de um espetáculo de luz na fachada da Torre, momentos de dança e um concerto de ópera.

A Semana das Camélias vai prolongar-se até 12 de março com um programa que envolve múltiplos parceiros e abrange toda a cidade, com eventos a decorrer em diversos espaços culturais e jardins e que prometem transformar a Invica na “Cidade das Cemélias”. É o caso da Exposição de Camélias do Porto, um evento – com entrada gratuita – que vai decorrer na Casa de Serralves nos dias 5 e 6 de março e a que a Universidade do Porto volta a concorrer com exemplares provenientes do Jardim Botânico (Rua do Campo Alegre, 1191).

E por falar no “pulmão verde” da U.Porto, a Semana das Camélias convida toda a população a conhecer um pouco melhor os jardins da casa onde a escritora Sophia de Mello Breyner Andresen brincou durante a infância. Será precisamente neste local que, a 9 de março, a Universidade propõe “Um dia com camélias no Jardim Botânico”. Será um dia inteiro (das 9h30 às 16h20) com várias conferências dedicadas ao tema das camélias. Pelo meio, será possível participar numa Aula Aberta de Pintura inspirada nas camélias do Jardim, promovidas pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto. A inscrição poderá ser efetuada aqui .

Finalmente, no dia 11, a Faculdade de Ciências (FCUP) acolhe um Workshop sobre “A camélia nos Jardins do século XXI”, orientado por Farinha Marques, professor associado da FFCUP. A sessão é dirigido a graduados em Arquitectura Paisagista e vai explorar explorar o projeto de jardins contemporâneos nos quais as camélias sejam um elemento determinante.

Mais informações aqui.