Henk Van Twillert & Vento do Norte e Nídia Rocha vão levar “Sons Orofaciais” ao Auditório da FMDUP no dia 28 de maio (Foto: DR).

Exposições de pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e gravuras. Junte-se ainda um ciclo de concertos e fica-se com uma ideia do cartaz da edição 2014 da Semana das Artes, que decorre entre os dias 26 e 30 de maio, na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP).

A sessão de abertura do evento, que nasce de uma colaboração entre a FMDUP e as faculdade de LEtras (FLUP) e de Belas Artes (FBAUP) da U.Porto, está marcada para as 12h45 desta segunda-feira, dia 26. As Levadas da Broca, Tuna Feminina da FMDUP, prometem animar este dia inaugural, a par da inauguração da “Exposição de Artes Plásticas” cujo tema é “Transversal”, da autoria de estudantes da FBAUP.

Um dos destaques desta Semana das Artes 2014 vai para o seminário intitulado “O poder da arte no sucesso profissional”, agendado para dia 28 de maio, e cujo programa apresenta uma conferência protagonizada por Paulo Cunha e Silva, Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, acerca dos “Mapas do Conhecimento entre a Ciência e a Arte”. A iniciativa conta, ainda, com uma mesa-redonda moderada por Manuel Janeira, Pró-Reitor da Universidade do Porto da Cultura, Desporto, e Lazer, e que recebe Rui Pereira, da Direção Artística e da Educação da Casa da Música; Filomena Vasconcelos, Professora Associada da FLUP do Departamento Estudos Anglo-Americanos e Investigadora do CETAPS e com Miguel Ribeiro Pereira, Professor Associado da ESMAE, Investigador Principal do CITAR, da Universidade Católica Portuguesa. Inserido nesta ação surge o concerto “Sons Orofaciais” a cargo de Henk Van Twillert & Vento do Norte e da soprano Nídia Rocha.

O programa da Semana das Artes 2014 integra trambém duas exposições patentes nas instalações da FMDUP:  “A Arte na Ciência” (dia 27 de maio), comissariada por Domingos Loureiro, e “Saúde Oral” (dia 30 de maio), uma mostra dos trabalhos realizados pelos estudantes da Escola EB1/JI Covelo e EB1/JI Costa Cabral da Junta de Freguesia de Paranhos.

A sessão de encerramento do evento fica a cargo da Dentuna, a Tuna da FMDUP.