O efeito metabólico do consumo de açúcar em crianças será um dos muitos temas a abordar na 27.ª edição da “Semana da Nutrição”.

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal, acolhe a partir de segunda-feira, 3 de abril, mais uma edição – a 27.ª – da Semana de Nutrição promovida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (AEFCNAUP).

O “menu” de atividades inclui dois workshops de cozinha e uma série de debates, para se discutir temas como a importância da nutrição na recuperação de lesões ou dos cuidados alimentares a ter na demência.

A iniciativa tem início esta segunda-feira com o workshop “Segredos da cozinha sem glúten”, promovido pela Associação Portuguesa de Celíacos. Ao longo do dia, os participantes podem assistir a quatro palestras, onde vão ser abordados temas como “ABC Desporto” ou “A arte do bem envelhecer”.

No dia seguinte (4 de abril), a sessão começa às 9h00 com o workshop “Cozinhar com lata”, com Ana Pimenta Martins. Às 10h00, está agendada a primeira de cinco sessões, onde se vai falar da presença do açúcar na alimentação, num debate que terá como moderadora Bárbara Pereira, docente da FCNAUP.

A última sessão, “Ser saudável está na moda”, tem início às 16h15 e vai ter a presença de três oradores: José Soares, que vai abordar as tendências do fitness, Ana Isabel Monteiro, que irá desvendar os alimentos “mágicos” do séc. XXI, e Diana Teixeira, protagonista de uma palestra associada ao consumo excessivo de sementes.

A XXVII Semana da Nutrição é uma iniciativa da AEFCNAUP, que organiza também um Jantar de Gala, a realizar-se no dia 5 de abril.

Mais informações através dos endereços de e-mails [email protected] ou [email protected].