Equipa da U.Porto fez alinhar três estudantes em mobilidade Eramus.

A equipa de Rugby 7s da U.Porto, campeã nacional universitária em título, começou a época do desportiva com um terceiro lugar no primeiro Torneio de Apuramento (TA)  para o Campeonato Nacional Universitário (CNU), disputado a 29 de novembro.

Nesta primeira prova de fogo, a cidade de Évora recebeu uma equipa da U.Porto renovada, com com cinco “reforços”,  três dos quais estudantes Erasmus. Mesmo com uma equipa inexperiente e sem rotinas, a equipa portuense passou a fase de grupos sem derrotas deixando para trás a Associação Académica da Universidade do Aveiro, Associação Académica da Universidade do Algarve, a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) e o Instituto Politécnico do Porto.

Na meia-final, o “sete” da U.Porto defrontou a equipa da casa, a Associação Académica da Universidade de Évora. Apesar de ter entrado melhor e ter completado a primeira parte a vencer 14-0, a jovem equipa da U.Porto acabou por ver fugir a vitória, perdendo por 14-33.

Na disputa do 3º e 4º lugar, a U.Porto bateu facilmente a AAUTAD por 33-7, alcançando assim a terceira posição. A grande novidade deste I TA foi a participação individual da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (AEFEUP), que não somou qualquer vitória.

A seleção da U.Porto qalinhou neste I TA para o CNU de Rugby 7s com nove atletas: Fábio Bitencourt, Francisco Vareta, Francisco Gomes (FADEUP), Francisco Brandão (FEP), Giacomo Tardin (FMUP), Rodrigo Figueiredo (ICBAS), José Oliveira e Luís Gonçalves (FMDUP) e Daniel Domin (FCUP).

No II TA, a 25 de fevereiro, decidem-se as equipas que passam à fase final concentrada do Campeonato Nacional Universitário, que este ano se realiza em abril, na Universidade da Beira Interior.