A obra de Orfeu Bertolami e Jorge Páramos contempla aspetos imprescindíveis para entender questões sobre a origem, evolução e estrutura do Universo.

Constitui-se como uma breve introdução à Cosmologia Contemporânea e tem como ponto de partida a Teoria da Relatividade Geral. O livro “Seis Breves Apontamentos de Cosmologia Contemporânea”, da autoria de Orfeu Bertolami e Jorge Páramos, é uma espécie de curso introdutório à Cosmologia e é apresentado no próximo dia 11 de maio (quinta-feira), pelas 18h00, na Biblioteca da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP).

O livro surgiu, inicialmente, como uma síntese das aulas de Cosmologia lecionadas por Bertolami entre 1998 e 2005 na cadeira de Tópicos Avançados de Relatividade Geral e Cosmologia, no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico (IST). A obra contempla os aspetos físicos e matemáticos considerados pelos autores como imprescindíveis para entender as questões essenciais sobre a origem, evolução e estrutura do Universo.

Ao longo de 133 páginas, os autores, ambos professores da FCUP, vêem a obra com o objetivo de apresentar aos estudantes e leitores interessados “um conjunto completo de ideias e de métodos de análise, e um material que lhes sirva como uma primeira exposição à cosmologia contemporânea”.

Publicado pela U.Porto Edições, a obra é assinada em conjunto por Orfeu Bertolami e por Jorge Páramos. Bertolami, doutorado em Física Teórica pela Universidade de Oxford em 1987, já ocupou o papel de investigador nas universidades de Heidelberg, de Turim e de Nova Iorque, e no Centro Europeu de Investigação Nuclear. Além de Professor Catedrático da FCUP, é também o presidente do Departamento de Física e Astronomia da mesma faculdade. Jorge Páramos, doutorado em Física pelo IST em 2006, foca a sua investigação nos temas da gravitação, cosmologia e física fundamental no espaço. Desde 2013, é Professor Auxiliar Convidado da FCUP.

A apresentação da obra estará a cargo de Eduardo Lage, Professor Catedrático da FCUP.