Paulo Pereira é antigo estudante de Engenharia Industrial e Gestão da FEUP (Foto: DR)

É a primeira vez que um estudante português surge entre os autores das melhores teses europeias na área de gestão industrial. Paulo Pereira concluiu em julho de 2016 o Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e conquistou o segundo lugar do “European Master Thesis Award”, promovido pela Associação Europeia de Estudantes de Engenharia Industrial e Gestão (ESTIEM).

Intitulado “A Decision Support System for the Optimal Definition of Ship Packs: a Case Study in a Retailer Company”, o trabalho distinguido foi realizado em contexto empresarial na empresa LTPlabs e consistiu no desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para a otimização de um parâmetro, o “ship pack”, da cadeia de abastecimento de um retalhista alimentar. Este parâmetro consiste na unidade de fornecimento do fornecedor, que percorre toda a cadeia de abastecimento, desde os entrepostos até à prateleira da loja. O seu dimensionamento é crítico porque influencia vários custos ao longo de toda a cadeia que podem, por vezes, estar desfasados das necessidades reais.

A avaliação das teses foi realizada em duas fases: uma primeira ronda, realizada por oito estudantes de doutoramento, que escolheram oito dissertações para passarem a uma segunda ronda. Nesta última fase, os trabalhos foram avaliados por seis professores de doutoramento de várias universidades europeias.

O prémio tem como objetivo premiar as melhores teses realizadas em 2016 na área de gestão industrial a nível europeu e foi entregue pela ESTIEM, uma rede de 60.000 estudantes presente em 31 países, e pela ESCF – European Supply Chain Forum, que promove a conexão de empresas na área da cadeia de abastecimento.

Atualmente o trabalho desenvolvido por Paulo Pereira continua na fase final de implementação, estando em perspectiva a sua aplicação futura.

Mais informações aqui.