A Tuna Universitária do Porto é um dos grupos que se irão apresentar no espetáculo. (Foto: OUP)

Apresenta-se como sendo “provavelmente o espetáculo mais antigo de Portugal” e no próximo sábado, dia 7 de abril, a partir das 21h30, vai comemorar a sua 75.ª edição no Grande Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Em palco estarão os 12 grupos artísticos do Orfeão Universitário do Porto (OUP), protagonistas de mais um  Sarau Anual do OUP.

Realizando ininterruptamente desde 1943, o Sarau do OUP  “apresenta à Cidade e à sua Academia toda a variedade artística cultivada no seio do Orfeão, espalhada por doze grupos artísticos que representam muito da enorme riqueza musical e etnográfica da cultura portuguesa”. Tudo isto numa noite de “tributo ao melhor que a música e cultura portuguesa têm para oferecer”, apresenta o grupo em comunidade.

À semelhança de edições anteriores, o Sarau deste ano terá uma vertente solidária. Por indicação do Comissariado Social da FEUP, parceiro do evento, a totalidade da receita de bilheteira vai reverter a favor da APPC (Associação do Porto de Paralisia Cerebral).

Os bilhetes para o espetáculo custam entre 3 euros (estudantes) e 7 euros (público em geral) e podem ser adquiridos na sede do OUP (a partir das 18h30), no infodesk da FEUP (até às 16h00) e, no dia do espetáculo, mediante reserva prévia através do e-mail [email protected].

Sobre o OUP

Grupo de Pauliteiros de Miranda do OUP. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

O Orfeão Universitário do Porto é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1912, composta por estudantes da U.Porto dedicados à prossecução de valores musicais, culturais, académicos e beneméritos que, ao longo da sua história centenária lhe mereceram, entre outros, o reconhecimento da Cidade do Porto com a Medalha de Ouro de Mérito Artístico e da República Portuguesa com as Comendas da Ordem da Instrução Pública e da Ordem da Benemerência.

Desenvolvida atualmente por cerca de uma centena de universitários, a oferta artística do OUP inclui um Coro Clássico, grupos de Danças e Cantares , Cantares TradicionaisMúsica Popular BrasileiraPauliteiras de MirandaPauliteiros de MirandaFados, Jograis, a Orquestra Ligeira, a Tuna Feminina do OUP e a Tuna Universitária do Porto.