A cidade de São Paulo acolhe atualmente cerca de 150 alumni da FEUP (foto: Free Images)

É já no próximo dia 24 de novembro que se realiza o quarto encontro Alumni da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em São Paulo, promovido pelos Embaixadores João Campos Ferreira e André Silva e pelas FEUP Fellow Marcela Fukumori e Bruna Silva.

Atualmente, o Brasil conta com a maior comunidade de antigos estudantes da Faculdade de Engenharia fora de Portugal, tanto graduados como estudantes de mobilidade, estando a sua maior representação em São Paulo. Assim, a região torna-se o local perfeito para proporcionar aos alumni uma oportunidade única de fomentar a sua rede de contactos profissional e pessoal, conhecer novas caras e reencontrar velhos amigos, tudo num ambiente agradável e descontraído.

É também inegável o crescente impacto na divulgação da oferta formativa da FEUP e na captação de estudantes brasileiros para os cursos de graduação e pós-graduação conseguido pelos alumni desta faculdade, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Exemplo disso foi a recente participação das Fellow Marcela Fukumori e Bruna Silva na feira internacional Salão do Estudante, onde, pelo segundo ano consecutivo, estiveram disponíveis para o esclarecimento de dúvidas aos potenciais estudantes e seus educadores.

A estratégia e aposta da FEUP na captação de estudantes brasileiros começou a evidenciar-se com mais força em 2016, sendo notório o crescimento exponencial de candidaturas à Faculdade de Engenharia por parte deste público. São várias as ações promovidas para apoiar estes estudantes, que vão desde sessões de esclarecimento, presenças em feiras internacionais, visitas a colégios brasileiros, até à criação de um website, especialmente desenhado e direcionado para os estudantes do Brasil.

Outros dos pilares de ação propostos pelos embaixadores alumni residentes no Brasil passam pela cooperação académica, pelo reforço da ligação ao mundo empresarial, ações de responsabilidade e solidariedade social e ainda pelo contributo para o esclarecimento e  simplificação  dos procedimentos necessários ao exercício da profissão de engenheiro no Brasil.

A informação sobre o local e inscrições podem ser consultadas na página dos Encontros Alumni.