Adélio Mendes recebeu o prémio das  mãos dos representantes do Santander Universidades. (Foto: U.Porto)

Adélio Mendes, professor e investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acaba de receber um prémio no valor de 5.000 euros, pela conquista do Troféu Inovação Tecnológica, atribuído na Gala da Inovação da Universidade do Porto. O cheque – patrocinado pelo Santander Universidades – foi entregue pelas mãos de representantes desta organização, na presença de Carlos Melo Brito, pró-reitor e Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade do Porto.

Durante a simbólica cerimónia, que teve lugar esta quinta-feira, 5 de janeiro, na Reitoria da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo referiu-se ao prémio como um “reconhecimento merecido incontornável para alguém que tem uma enorme capacidade em transformar conhecimento em valor acrescentado para a economia”.

Aos 53 anos, Adélio Mendes soma mais de 20 patentes registadas de tecnologias pioneiras, maioritariamente ligadas ao desenvolvimento de energias limpas. Entre estas, destaca-se a propriedade intelectual mais cara transacionada em Portugal, vendida à empresa australiana Dyesol, por cinco milhões de euros. Em 2013, foi-lhe concedida uma Advanced Research Grant do European Research Council no valor de 2 milhões de euros. Entre os principais reconhecimentos contam-se o Air Products Faculty Ecellence 2011 Award, Solvay & Hovione Innovation Challenge SHIC’11 prize, prémio Ramos Catarino Inovação (2011) e Prémio ACP – Diogo Vasconcelos Applied Research (2011).

“A Universidade do Porto aposta fortemente na Inovação e Empreendedorismo, o que faz dela uma das universidades portuguesas com mais sucesso em termos de registo de patentes e criação de startups. Este prémio é, assim, uma forma de reconhecer o trabalho e empenho de todos os que na Universidade contribuem para a valorização económica e social do conhecimento”, comenta Carlos Melo Brito, aquando da entrega do prémio a Adélio Mendes

O Troféu Inovação Tecnológica foi atribuído na Gala da Inovação 2017, no Museu do Carro Elétrico. (Foto: Egídio Santos)

Organizada pela U.Porto Inovação e Gabinete Alumni da U.Porto, a Gala da Inovação da Universidade do Porto juntou empresários, académicos, investigadores e investidores, para uma noite de homenagem à inovação e ao “Engenho Humano”. No evento, Adélio Mendes foi homenageado com o Troféu Inovação Tecnológica, somando-se o prémio, agora atribuído pelo Santander Universidades.

“O Santander Universidades pretende cada vez mais, promover ecosistemas empreendedores nas Universidades. Estes têm origem na transferência de tecnologia da Universidade para a sociedade civil, através dos agentes económicos, passam pelo fomento à criação de Start-ups e desembocam na disseminação e conhecimento do que é a cultura empresarial por todo o sistema universitário. A nossa associação ao Prémio de Inovação Tecnológica enquadra-se neste racional, na medida em que acreditamos que é muito importante dar visibilidade àqueles que contribuíram de forma muito significativa para este desígnio”, salienta Marcos Soares Ribeiro, Coordenador do Santander Universidades.