UPTEC_SampaioNóvoa

Sampaio da Nóvoa com o Carlos Brito e Maria João Ramos, diretores do UPTEC.

António Sampaio da Nóvoa, candidato à Presidência da República, visitou na passada sexta-feira, dia 15 de janeiro, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Após uma breve apresentação do trabalho desenvolvido pelo UPTEC nos últimos anos, enquanto estrutura basilar de apoio à transferência de conhecimento entre a universidade e o mercado, a visita prosseguiu para a Adclick, um dos casos de sucesso do ecossistema de inovação da U.Porto.

A startup nasceu no berço do UPTEC, em 2007, e rapidamente cresceu além fronteiras. Atualmente, opera em mais de 13 países e controla mais de 100 websites e comunidades sociais em todo o mundo, sendo das exportações que provem a maior parte das receitas. Em 2013, a Adclick esteve entre as 50 empresas tecnológicas na Europa, Médio Oriente e África com maior crescimento, ocupando o lugar 44º no ranking anual Deloitte Technology Fast 500 e alcançando a melhor posição portuguesa de sempre.

Numa conversa informal, o candidato a Belém conheceu ainda a Addvolt, tecnologia desenvolvida por alumni da U.Porto, que recupera energia durante as travagens e desacelerações de um veículo e produz energia a partir de painéis fotovoltaicos instalados no topo do mesmo.