(foto: D.R.)

Sala de estudos do DEMM renovada (foto: D.R.)

A sala de estudo do Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais (DEMM) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) reabriu com novas cores. As antigas paredes brancas, bem como todo o mobiliário, deram lugar a um novo e colorido espaço onde o amarelo, o vermelho e o preto são as cores predominantes, recriando o ambiente de indústria de fundição.

Fruto de uma remodelação oferecida pela empresa Fundipor, o objetivo da nova sala passa por permitir que “os estudantes se sintam integrados na fundição”, afirmou o representante da empresa, Francelino Fernandes, na cerimónia de inauguração que teve lugar no passado dia 13 de maio, e que contou com a presença de representantes da Associação Portuguesa de Fundição, do DEMM e da direção da FEUP. Manifestando o interesse em manter uma estreita colaboração com o departamento em iniciativas futuras, Francelino Fernandes demonstrou ainda “orgulho e satisfação por contribuir para que futuros engenheiros metalúrgicos se sintam melhor”. Da parte da FEUP, o diretor do DEMM Manuel Vieira louvou o “bom gosto na escolha dos materiais” que dão vida à nova sala e manifestou um “agradecimento muito especial” à empresa, que tomou a iniciativa de se aproximar da Faculdade.

A intervenção estética na sala de estudo, que se alargou igualmente à sala contígua dedicada à atividade de investigação, e ao espaço onde agora se situam os cacifos dos estudantes, personifica o princípio de aproximação à indústria local desde sempre perseguido pelo Departamento, e também recordado nessa cerimónia pelo professor jubilado e fundador do DEMM Horácio Maia Costa: “É preciso aproveitar estas sinergias para construir recursos que sejam úteis à indústria”, afirmou.

A inauguração contou com a presença de algumas individualidades do setor, nomeadamente Luís Filipe Villas-Boas e António Aguiar, da Associação Portuguesa de Fundição, e Helena Oliveira, diretora do Centro de Formação Profissional da Indústria da Fundição.

A Fundipor, empresa sedeada em Pedroso, Vila Nova de Gaia, atua no mercado dos produtos para a fundição e dedica-se ao fabrico de resinas fenólicas, ureicas, furânicas, caixa fria, bentonite e hulhas e areia revestida.