Rui Teixeira vai apresentar na FEUP o álbum “Tu Não Danças”.

O auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) será uma vez mais o local de encontro para os apreciadores de jazz. É já esta quinta-feira, dia 21 de fevereiro, às 21h30, que Rui Teixeira Group vai apresentar o seu novo CD “Tu Não Danças”, num concerto que dá continuidade à parceria entre o Comissariado Cultural da FEUP e a Associação Porta-Jazz.

Rui Teixeira começou a estudar saxofone, em 1987, com o clarinetista Américo Aguiar e um ano mais tarde ingressou na Escola de Jazz do Porto. Em 1995 integrou a banda “Clã”, tendo participado na gravação do disco “Kazoo”. Participou também na gravação do disco “Cem anos de cinema” da cantora Maria Anadon, tocou com o grupo Raul Marques e os Amigos da Salsa, Zé Eduardo Unit e Paulo Gomes ensemble, com quem gravou o disco “Intro”. Com Carlos Azevedo Ensemble, gravou o disco “Lenda”; com o grupo ZOE, os discos “Songs from the Borderline” e “Synth-o-matic”, e com o sexteto Paulo Perfeito, “Bhodi suite”, para a editora Artist share.

Toca desde a sua fundação com a Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM), com quem gravou “OJM invites Chris Cheek” para a editora Fresh Sound New Talent; “Portology” com Lee Konitz e Ohad Talmor para a editora Omnitone; “Our Secret World” com Kurt Rosenwinkel para a editora Wommusic; “Baba Mongol” com a banda Baba Mongol para a editora Tone of a Pitch/OJM. Em 2000 compôs e interpretou, em parceria com Marco Franco, a música para a peça de teatro “Conversas Secretas”, de Donald Margulies, encenada por Manuel Coelho no Teatro Nacional D.MariaII. Em 2008 compôs a banda sonora para a peça de teatro “Eva a l’orange” com a companhia Tenda de Saias.

Rui Teixeira é licenciado em saxofone-jazz pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo. Atualmente faz também parte do grupo Low Budget Research Kitchen – projeto dedicado a tocar exclusivamente a música de Frank Zappa e que já se apresentou no Festival de Paredes de Coura 2007, festa do Avante 2007 e Zappanale 2008, em Bad Doberan, Alemanha. Além da sua atividade como músico em Portugal, tem também feito alguns concertos um pouco por todo o mundo, ao lado de nomes como a OJM, Chris Cheek, Lee Konitz, Kurt Rosenwinkel, entre outros.

Em dezembro de 2011 estreou no 2º Festival Porta-Jazz no Porto um projeto com música original sua chamado Rui Teixeira Group, do qual também fazem parte Vasco Agostinho (guitarra), Hugo Raro (piano/teclados), António Aguiar (contrabaixo), José Carlos Barbosa (contrabaixo e baixo elétrico) e Marcos Cavaleiro (bateria). O grupo também marcou presença no Festival AngraJazz 2012, nos Açores.

Bilhetes
O acesso é gratuito (sujeito à lotação da sala) mediante levantamento antecipado de bilhete. Os bilhetes estão disponíveis na Loja FEUP/bilheteira – Horário Segunda a sexta-feira: 9h30 – 13h00 / 14h00 – 17h00. Nos dias de espetáculo: abertura uma hora antes do início do espetáculo

Mais informações através do e-mail [email protected].