Autarca do Porto recebeu o prémio das mãos de João Proença, diretor da FEP

O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, foi distinguido com o Prémio Carreira FEP 2012. O anúncio foi feito na cerimónia de Abertura do Ano Letivo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, realizada no passado dia 31 de outubro.

Nesta ocasião, Rui Rio destacou que foi na faculdade que começou a intervir na política, exatamente quando passou pela FEP, onde fez as suas primeiras intervenções. Salientou ainda que apesar de ter seguido a carreira política “nunca deixou de exercer a profissão de economista”.

O prémio, que resulta da escolha dos Alumni da FEP, tinha ainda como nomeados Ana Maria Fernandes, Presidente da EDP Brasil, e Fernando Teixeira dos Santos, ex-ministro e Professor universitário.

O Prémio Carreira tem como objetivo homenagear anualmente um diplomado da FEP que se tenha distinguido ao longo da sua carreira e que constitua uma referência profissional para os seus pares e para a comunidade. A FEP pretende assim destacar quem promove, pelo seu mérito, a imagem da faculdade enquanto instituição de excelência no ensino e investigação da Economia e da Gestão.

Quem é Rui Rio?

Natural do Porto, Rui Rio (1957 – ), Rui Rio é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), onde liderou a Associação de Estudantes e integrou o Conselho Pedagógico. Como economista, conta com passagens pela indústria têxtil e pelo sector bancário, mas é na política que mais se tem destacado. Deputado à Assembleia da República entre 1991 e 2001, pelo Partido Social Democrata (PSD),  foi secretário-geral (1996-1999) e vice-presidente (2000-2005 e 2008-2010) do partido. Em 2001, foi eleito presidente da Câmara Municipal do Porto, cargo que desempenha até à atualidade. Preside também à Junta Metropolitana do Porto e à APOR.