DR: Marcus Garcia, Centenários, exposição de retratos de pessoas com mais de 100 anos de idade

Exposição é composta por retratos fotográficos de pessoas que ultrapassaram os 100 anos de idade. Foto: Marcus Garcia (DR).

Quem, durante as próximas semanas, passar pela estação de metro do Bolhão, ficará a conhecer o rosto de dezenas de portugueses que conseguiram ultrapassar os 100 anos de vida. De 28 de outubro a 23 de novembro, ali estará patente a exposição fotográfica “Centenários”, um projeto do fotógrafo Marcus Garcia que conta com o apoio do Porto4Ageing, o Centro de Excelência em Envelhecimento Ativo e Saudável coordenado e promovido pela Universidade do Porto e pela Câmara Municipal do Porto.

São cerca de 20 retratos fotográficos de portugueses centenários, realizado ao longo de um ano e meio em diferentes locais do país, com a colaboração de centenas de pessoas, entidades e instituições.

Como explica o fotógrafo e mentor da iniciativa, Marcus Garcia, este projeto é uma forma simbólica de “prestar homenagem aos centenários, às suas histórias ricas de acontecimentos, às enormes transformações que estas pessoas experimentaram durante o último século”, mas também “ser­ve como espaço de reflexão sobre os novos desafios que se coloca à sociedade com o crescente envelhecimento da população”.

Recorde-se que o último Censos nacional, realizado em 2011, identificou em Portugal 1526 cidadãos com idade superior a 100 anos. Um registo bastante superior ao Censos anterior, de 2001, que contabilizou apenas 589 pessoas nesta faixa etária.

Motivado pela sua própria experiência familiar, Marcus Garcia decidiu partir em busca de pessoas com mais de 100 anos de idade para construir um retrato da vida destes centenários. Para isso juntou forças com os investigadores da Universidade do Porto responsáveis pelo projeto “PT100 – Centenários do Porto” e com o centro Porto4Ageing para identificar e registar a história destas pessoas de (cada vez menos) invulgar longevidade.

DR: Marcus Garcia, Centenários, exposição de retratos de pessoas com mais de 100 anos de idade

Fotógrafo Marcus Garcia contou com o apoio de investigadores da U.Porto e do consórcio Porto4Ageing para identificar e retratar portugueses centenários. Foto: Marcus Garcia (DR)

Elísio Costa, docente da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e coordenador do Porto4Ageing, refere que “o apoio do consórcio a esta iniciativa artística é importante na medida em que dá visibilidade ao tema e fomentar a discussão em torno das questões relacionadas com o envelhecimento da população”.

Foi precisamente para dar resposta aos desafios do crescente envelhecimento da população que o consórcio Porto4Ageing foi criado, em abril de 2016, pela Universidade e a Câmara Municipal do Porto, com o objetivo ser um centro agregador e um espaço de discussão de questões relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável na região metropolitana do Porto, agrupando os diversos atores regionais que trabalham e que têm interesse nesta área.

Contando já com mais de 90 instituições parceiras de quatro distintos perfis – universidades e centros de investigação, decisores políticos, utilizadores e indústria – o trabalho do Porto4Ageing foi já reconhecido pela Comissão Europeia, que distinguiu a Área Metropolitana do Porto com o título de Sítio de Referência em Envelhecimento Ativo e Saudável.