Equipa vencedora é composta por estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Imagine-se um ambiente industrial simulado onde não faltam um armazém de matérias-primas, máquinas que transformam a matéria-prima em produtos e um armazém de saída com produtos acabados. Agora idealize-se um robot capaz de transportar todos os materiais, de forma a fabricar o maior número possível de produtos no menor tempo possível. O desafio, abraçado por quatro estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, valeu a esta equipa da FEUP a vitória na competição de Robot@Factory do 13º Festival Nacional de Robótica.

Esta competição, que decorreu de 24 a 28 de abril em Lisboa, contou com a participação de equipas de instituições do Ensino Superior de todo o país, como o IST-Lisboa, Universidade do Minho e Instituto Politécnico de Leiria. A cada uma era pedido que desenvolvesse toda programação do robô quer para a navegação entre armazéns e máquinas, quer para o planeamento da produção. Um desafio em que António Moreira, David Sousa, Francisco Ferreira, Nolasco Napoleão e Teresa Conceição, todos eles a frequentar o 1º ano do MIEEC, povaram ser os melhores, contando para tal com o apoio de investigadores do INESC TEC,

Para além desta modalidade, o festival contou ainda com as provas de Busca e Salvamento, Dança, Futebol Robótico, Condução Autónoma e FreeBots. Paralelamente, teve lugar a 13th International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions, onde investigadores nacionais e internacionais da área da robótica tiveram a oportunidade de apresentar as mais recentes investigações e projetos desenvolvidos neste campo.

Ao longo deste encontro científico, a FEUP também se destacou com um artigo, selecionado para ser publicado na revista internacional “Journal of Intelligent & Robotic Systems (JINT)” da Springer.

O Festival Nacional de Robótica acontece deste 2001, com o objetivo de promover Ciência e Tecnologia junto de jovens dos ensinos básico, secundário e superior, através de competições de robôs. A FEUP tem marcado presença neste festival, sagrando-se vencedora diversas vezes em diferentes provas, como o Futebol Robótico Middle-size e Small-size. A prova Robot@Factory existe há três anos, sendo que nos últimos dois os vencedores foram da FEUP/INESC TEC.