Rita Ruivo preparou todo um repertório de raíz (foto: Mário Santos)

Rita Ruivo preparou todo o repertório de raiz (foto: Mário Santos)

‘Rita Ruivo I – amor e desamor’ é o nome do CD a apresentar no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no dia 17 de junho, às 21h30, em mais uma iniciativa promovida pelo Comissariado Cultural.

Natural da Figueira da Foz, onde se estreou aos 4 anos no palco do Casino daquela cidade para a Gala Internacional dos Pequenos Cantores, Rita Ruivo vem apresentar neste concerto o seu primeiro trabalho discográfico em nome próprio, sendo o Porto a cidade onde vive atualmente. 

A cantora preparou um reportório de raiz e viu o trabalho largamente recompensado ao concretizar a sua apresentação de estreia na Casa da Música, em Outubro de 2013 com lotação esgotada, depois da qual decidiu registá-lo em disco. 

De “amor e desamor” reza a história de todos, ricos e pobres, novos e velhos, dos fracos e também dos fortes. Essa história universal e intemporal que não tem raça nem religião é aqui contada pela mão dos fados tradicionais, desde a vigorosa infância à doce velhice, na poesia de Almeida Garrett, Fernando Pessoa, Pedro Homem de Mello, Vinícius de Moraes e também nos inéditos de autores contemporâneos como António Laranjeira, Fernando Campos de Castro e da própria Rita Ruivo. 

O concerto conta com Rita Ruivo na voz, Armindo Fernandes na guitarra portuguesa, André Teixeira na viola de Fado, Sérgio Marques no contrabaixo e ainda o convidado Ricardo J. Dias no piano.

A entrada é livre e gratuita, mediante levantamento antecipado dos bilhetes na Loja FEUP/bilheteira (9h30 – 13h00 / 14h00 – 17h00) ou uma hora antes do início do espetáculo.

Mais informações através do e-mail [email protected].