Jornalista, professor e escritor, Richard Zimler é o orador convidado do 189.º aniversário da FMUP.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai assinalar no próximo dia 26 de fevereiro, os 189 anos sobre a criação da Régia Escola de Cirurgia (instituição que “inaugurou” o ensino da medicina no Porto), com mais um Dia da FMUP. O evento decorrerá  a partir das 10 horas, na Aula Magna da FMUP (piso 3) e, este  ano, tem como orador convidado o escritor Richard Zimler.

Nascido em Nova Iorque, Zimler é licenciado em Religião Comparada pela Duke University e mestre em Jornalismo pela Stanford University. Jornalista e professor, Richard Zimler deu aulas na Escola Superior de Jornalismo e na Universidade do Porto durante 16 anos. Mas o seu talento como escritor ganhou terreno à docência e é à literatura que se tem dedicado inteiramente.

Em quinze anos, publicou oito romances que marcaram presença entre as listas de bestsellers de mais de uma dezenas de países, entre os quais os EUA, Reino Unido, Portugal, Itália, Brasil e Austrália. Recebeu diversos prémios literários pelas suas obras mais importantes – romances  em torno da história judaica – e estreou-se recentemente como escritor de policiais, com o livro “Sentinela”, lançado em outubro de 2013.

Após a intervenção do escritor luso-americano, serão impostas as insígnias aos novos doutores da FMUP, pelo reitor da U.Porto e pelo diretor da Faculdade de Medicina. Com o patrocínio da Fundação Professor Ernesto de Morais, será atribuído o prémio Professor Ernesto de Morais, no valor de 2.500 euros, ao melhor estudante da área da Imunologia do Mestrado Integrado em Medicina.

Para animar o evento, estão confirmados os tradicionais momentos musicais da Tuna, Tuna Feminina e Grupo de Fados da FMUP.

O átrio da Aula Magna terá patente, em simultâneo, uma Exposição intitulada “História e Evolução dos Instrumentos Cirúrgicos”, organizada por Amélia Ricon Ferraz, diretora do Museu da História da Medicina.