Ricardo Fonseca, alumnus da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), é o vencedor do Prémio Carreira FEP 2018, que será entregue na Sessão Solene do Dia da Faculdade, agendada para esta segunda-feira, 28 de maio.

A entrega deste prémio constitui, como habitualmente, o ponto alto da Sessão Solene do Dia da FEP, distinguindo anualmente um diplomado da Faculdade que se tenha destacado pela sua carreira e que, fazendo-o, tenha contribuído para afirmar a Escola como instituição de excelência no ensino e na investigação em Economia e Gestão.

Ricardo Fonseca foi Diretor Geral da STCP, Presidente do Conselho de Administração da APDL e do Metro do Porto. (Foto: DR)

Licenciado em Economia pela FEP, em 1969, Ricardo Fonseca iniciou a sua carreira, em 1972, como auditor interno da International Telegraph and Telephone (ITT).

Em 1976 passou a chefiar a Auditoria Interna do Grupo Oliva/Rabor, assim como o Controle de Crédito da empresa Oliva-Industrias. Nesse mesmo ano integrou o Conselho de Gerência do STCP – Serviço de Transportes Coletivos do Porto e, posteriormente, o Conselho de Administração da STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto.

Em 1990 tornou-se Assessor do Governo de Macau e Vice-Presidente da Televisão de Macau (TDM) e, em 1992, Diretor Geral da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

Assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), de 1996 a 2008, período em que presidiu também a Associação dos Portos de Portugal (APP). Em 2008 assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Metro do Porto, bem como da sua Comissão Executiva.

Atualmente, além de Presidente da Associação Nacional das Empresas Concessionárias de Áreas Portuárias (ANECAP), integra a Direção da Associação Comercial do Porto.

Sobre o Prémio Carreira FEP

O júri do Prémio Carreira FEP 2018 foi composto pelo Diretor da FEP (que preside, sem direito a voto), pelo Presidente do Conselho de Representantes da FEP, João Loureiro, pelo Presidente da Associação dos Antigos Alunos da FEP, Carlos Nunes, e por cinco antigos alunos da Faculdade: Manuel Ferreira da Silva, Guilhermina Rêgo, João Ricardo Moreira, Luís Filipe Cardoso da Silva e Paulo Alexandre dos Santos Ferreira.

O Prémio Carreira FEP foi anteriormente atribuído a Fernando Teixeira dos Santos, Francisco de Olazabal, Miguel Cadilhe, Manuel de Oliveira Marques, Elisa Ferreira, Rui Rio e Daniel Bessa.

O programa do Dia da FEP está disponível aqui.