ribeirofaria_300x200No próximo dia 30 de novembro, às 18h00, terá lugar mais uma homenagem a Jorge Ribeiro de Faria, Figura Eminente da Universidade do Porto 2016. “Prof. Doutor Ribeiro de Faria e o ensino do Direito na Faculdade de Economia” é o título da sessão que pretende celebrar a experiência do homenageado no ensino da ciência jurídica a estudantes da Faculdade de Economia.

A sessão contará com a presença de Maria Natália Gonçalves, (Professora Auxiliar da FEP e Coordenadora da Secção Autónoma de Direito), José Costa (Professor Catedrático do Agrupamento Científico de Economia e ex-Diretor da FEP), Ana Paula Africano (Professora Auxiliar do Agrupamento Científico de Economia e estudante do Prof. Ribeiro Faria) e Sofia Castro Gothen (Professora Catedrática do Agrupamento Científico de Matemática e Sistemas de Informação da FEP). A moderação ficará a cargo de Mariana Fontes da Costa, licenciada em Direito e docente na Faculdade de Economia.

Esta sessão integra-se num ciclo comemorativo que teve início no passado mês de maio, numa sessão onde esteve presente o Provedor de Justiça, José de Faria Costa, e onde foi inaugurada a exposição itinerante “Jorge Ribeiro de Faria: uma vida ao serviço da Justiça e da Academia” (atualmente patente no átrio da FDUP).

Jorge Leite Areias Ribeiro de Faria (Póvoa de Lanhoso, 1931 – Porto, 2008), licenciado e doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, iniciou a sua carreira académica, em 1960, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), onde lecionou durante mais de quatro décadas, integrando o Conselho Científico e assumindo o cargo de Professor-Coordenador do grupo de Direito da mesma Instituição. Em 1994, foi nomeado membro da Comissão Instaladora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), de que é, juntamente com Cândido Agra, reconhecido ser um dos pais fundadores. Presidiu o órgão pedagógico-científico e assumiu a regência de várias unidades curriculares. Terminado o período instituinte da FDUP, integrou o Conselho Científico, sendo, mais tarde, o primeiro Professor Bibliotecário da Biblioteca que, em 2005, tomaria o seu nome. Integrou, também, os Conselhos Científicos da Escola de Direito da Universidade do Minho e do Curso de Direito da Universidade Católica Portuguesa no Porto, onde, igualmente, lecionou.

Em 2005, foi atribuído a Ribeiro de Faria o título de Professor Emérito da Universidade do Porto, a que se junta agora a presente homenagem como Figura Eminente da U.Porto em 2016, numa organização conjunta da Reitoria da Universidade do Porto e da Faculdade de Direito.

O ciclo comemorativo concluir-se-á com a sessão de encerramento a ocorrer no Salão Nobre do Edifício Histórico da Reitoria da U. Porto, no próximo dia 14 dezembro, pelas 18h00.