Projeto SACHI2 colocou crianças e idosos na mesma sala de aula para comprovar eficácia de estratégias de educação intergeracional.

No dia 22 de junho serão apresentados os resultados do projeto europeu liderado em Portugal pelo Porto4Ageing (o Centro de Excelência em Envelhecimento Ativo e Saudável coordenado e promovido pela Universidade e a Câmara Municipal do Porto) que colocou crianças e idosos a aprender na mesma sala de aula.

Será nesse dia que, entre as 14 e as 18 horas, se irá realizar no Salão Nobre do complexo FFUP / ICBAS o evento multiplicador final do projeto SACHI2 – Sharing Childhood2. Financiado pelo programa ERASMUS+, este projeto de investigação teve como objetivo promover a aquisição de competências linguísticas e tecnológicas pela população sénior recorrendo a uma abordagem intergeracional, em que as crianças e cidadãos mais velhos são reunidos na mesma sala de aula para partilhar experiências e aprendizagens.

Coordenado pela Universidade das Ilhas Baleares (Espanha) e tendo como parceiros, para além da U.Porto, a Universidade de Strathclyde (Glasgow, Reino Unido) e o Centro Educacional para Integração Intergeracional HIPOKAMP (Polónia), o projeto SACHI2 contou com a participação de cerca de 320 crianças e seniores dos quatro países envolvidos, com a finalidade recolher destas experiências novos dados sobre a eficácia da abordagem intergeracional na educação de adultos.

O evento contará na sessão de abertura com a presença do Diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, José Sousa Lobo, e do Coordenador do Porto4Ageing e do projeto SACHI2 em Portugal, Elísio Costa.

O programa continuará depois com o painel “Intergeracionalidade como desafio educativo”, que contará com a participação de Cristina Palmeirão, Daniela António e Raquel Castello-Branco. Teresa Martins irá, em seguida, apresentar os resultados da implementação deste projeto em Portugal, nomeadamente alterações nas atitudes e estereótipos face ao envelhecimento.

Para finalizar, representantes das instituições que estiveram envolvidas na implementação do SACHI2 em Portugal – o Colégio Luso Internacional do Porto, o Instituto de Ação Social das Forças Armadas, o Colégio Barão Nova Sintra, o Colégio Nossa Senhora da Esperança e a ERPI Nossa Senhora da Esperança – vão partilhar a sua experiência neste projeto.

Uma experiência que comprovou como este tipo de estratégias de educação intergeracional podem ser eficaz na alteração de estereótipos e atitudes face ao envelhecimento, quer nas crianças, quer nos próprios idosos.

A participação no evento é gratuita, estando sujeita a inscrição prévia.