Alice Bowman, a responsável operacional da missão New Horizons da NASA.

Alice Bowman, responsável operacional da missão New Horizons da NASA, vai estar no dia 5 de outubro, às 11h00, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), onde dará uma palestra com o título “Reaching for New Horizons”.

A sonda espacial New Horizons foi lançada pela NASA em 2006 com o objetivo de estudar o planeta-anão Plutão e a Cintura de Kuipe. Foi  notícia em todo o mundo quando, no dia 14 de julho de 2015, se tornou no aparelho espacial que sobrevoou Plutão à mais curta distância de sempre e obteve as imagens com maior detalhe da superfície do planeta-anão realizadas até ao momento.

Nesta palestra, Alice Bowman irá falar sobre o projeto New Horizons, mas também sobre ciência e a exploração do espaço, num discurso adaptado a estudantes e investigadores.

Responsável operacional da missão New Horizons (Mission Operations Manager, ou “MOM” para os seus colegas), Bowman trabalha no Laboratório de Física Aplicada da Universidade de John Hopkins (EUA), um centro de investigação sem fins lucrativos independente, mas vinculado à Universidade, que presta serviços ao Departamento de Defesa, à NASA e outras agências governamentais dos EUA.

A sessão terá lugar no Auditório Ferreira da Silva da FCUP (Rua do Campo Alegre, 1021/1055). É realizada em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América e está aberta ao público em geral. A entrada é livre, ainda que sujeita à lotação da sala.