Um novo programa de mentoria vai dar apoio aos estudantes recém-chegados às residências universitárias da U.Porto.

As residências universitárias da Universidade do Porto vão passar a contar com um programa de mentoria com o objetivo de acolher e acompanhar os novos estudantes-residentes e contribuir para a sua integração na residência, na universidade e na cidade.

Este programa inédito é resultado de uma parceria inédita entre os Serviços de Ação Social (SASUP) e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP) que será oficializada no dia 31 de julho com a assinatura do respetivo Acordo de Cooperação para a Criação de Mentoria nas Residências Universitárias.

O projeto Mentoria – Residências irá arrancar no ano letivo 2017/18 de forma experimental na Residência Jayme Rios de Sousa (localizada no Polo II) para depois ser progressivamente alargado às restantes residências da Universidade do Porto.

O programa vai arrancar experimentalmente na Residência Jayme Rios de Sousa, antes de avançar para as restantes residências da U.Porto.

Como os próprios responsáveis referem, este projeto é um dispositivo interpares de integração social e académica e de promoção do sucesso educativo, que contando com a colaboração de residentes mais experientes, pretende contribuir para facilitar a transição dos estudantes recém-chegados do Ensino Secundário para um novo ciclo de estudos e de vida.

Constitui-se, por isso, como uma ferramenta de promoção de integração plena dos novos estudantes e de prevenção do abandono do percurso académico, que terá como finalidade contribuir para o desenvolvimento global dos residentes no sentido do reforço da sua autonomia, participação e responsabilidade social.

Para isso, o programa Mentoria – Residências propõe-se desenvolver mecanismos de cooperação entre novos estudantes e estudantes mais velhos que promovam a integração académica, a relação de interajuda e o espírito crítico e solidário.