Frei Fernando Ventura vai estar na próxima sessão dos “Diálogos com a Ciência”. (Foto: DR)

É um encontro improvável, do qual se espera que resulte uma reflexão sobre vários assuntos prementes da atualidade. O teólogo Frei Fernando Ventura (“Figura do ano” em 2010 para a TSF) e Maria Luísa Malato (escritora e professora da Faculdade de Letras da U.Porto)  vão estar às 21h30 da próxima quinta-feira, dia 4 de abril , no Salão Nobre da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos) a debater o “Eu e o nós em sociedade”, em mais uma sessão dos “Diálogos com a Ciência”.

Depois de duas sessões onde se cruzaram nomes como Paulo Morais (vice-presidente da associação Transparência e Integridade), o filósofo  Paulo Borges, António Tavares (provedor da Santa Casa de Misericórdia do Porto) e Rui Moreira (presidente da Associação Comercial do Porto), os “Diálogos com a Ciência” regressam assim com mais um debate aberto e plural, a partir da reflexão desencadeada por especialistas de diferentes áreas do conhecimento. A iniciativa, comissariada por Vicente Ferreira da Silva,  enquadra-se na política de abertura da U.Porto à sociedade, com especial enfoque  nas áreas de intervenção por excelência da Universidade: ensino, ciência, cultura e inovação.

Após esta sessão, os “Diálogos” regressam ainda em abril (ver programa), com uma sessão que terá como convidados Carlos Miguel Sousa (mentor e fundador do projeto ILC – Democracia Participativa) e Victor Bento (membro do Conselho de Estado), a 18 de abril.

O programa encerra a 9 de maio com a participação do  Bispo do Porto, D. Manuel ClementeRodrigues do Carmo (ex-militar e conferencista em liderança, segurança e temas de política internacional) e o general José Garcia Leandro (presidente da AG do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, e administrador da Fundação Jorge Álvares).

Todas as sessões dos “Diálogos” são abertas ao público. A entrada é livre e não está sujeita a inscrição prévia.