Júlio Machado Vaz e Paulo Farinha vão “medir” os efeitos das redes sociais nas relações a dois. (Foto: DR)

Namoros que terminam via Facebook. Casamentos ameaçados por causa de ex-namorados que regressam ao contacto… através do Facebook. Fotografias do marido ou da mulher partilhadas nos perfis de outras pessoas na rede social. Bullying cibernético através de perfis falsos…

Na próxima quarta-feira, dia 17 de abril, às 21h30, o psiquiatra e antigo professor da U.Porto Júlio Machado Vaz e o jornalista Paulo Farinha, autor de “Ninguém disse que isto ia ser fácil”, vão falar sobre estes e outros temas na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Numa altura em que os avanços da ciência e da tecnologia –  os  smartphones, computadores, GPS, internet móvel e, claro, a web 2.o e as redes sociais – tendem a marcar o nosso quotidiano e a mudar a forma como nos relacionamos, esta palestra surge como um espaço de reflexão e conversa sobre um tema que está mais atual do que nunca. O enfoque será dado ao impacto que estas mudanças têm nas relações a dois e ao modo como nos podemos/devemos adaptar a elas.

É então esta nova realidade que estará em análise por Júlio Machado Vaz, que anda há anos a estudar as relações e a forma como interagimos, com vários títulos publicados sobre esta temática, e pelo jornalista Paulo Farinha, autor das crónicas «Isto Não é o Que parece», publicadas na Noticias Magazine. A sessão será moderada pelo jornalista Nelson Marques, coordenador da Revista do Expresso.

A palestra vai ter lugar no Auditório do Centro de Investigação Médica da FMUP (entrada pela Rua Dr. Plácido Costa, frente à Faculdade de Desporto). A entrada é livre.