Livro reúne os textos de Nuno Matos Valente e as ilustrações de Natacha Costa Pereira. (Foto: DR)

Quem nunca ouviu falar do “Homem do Saco”, do “Bicho-Papão” ou do “Olharapo”? São alguns exemplos das 34 “criaturas” genuinamente portuguesas – a maior parte nunca antes ilustradas – reunidas no “Bestiário Tradicional Português”, obra que será apresentada no próximo dia 1 de março, pelas 18h00, na Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto.

Recorrendo a fontes escritas e de tradição oral, esta obra reúne e ilustra as criaturas fantásticas que povoam o imaginário nacional. Para o efeito, os autores recolheram e sistematizaram informação dispersa, usufruindo da ajuda de ilustres etnógrafos portugueses como Leite de Vasconcelos, Consiglieri Pedroso, Alexandre Parafita, mas também recorrendo ao universo de Alexandre Herculano, Júlio Dinis e Teófilo Braga.

Nuno Matos Valente elaborou a pesquisa e o texto e Natacha Costa Pereira ilustrou, interpretando artisticamente séculos de memória coletiva.

A apresentação do livro, editado pelas Edições Escafandro, será feita por Armando Dourado, do Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP). Presentes na sessão estarão também o autor, Nuno Matos Valente, e a Vice-Reitora para as Relações Externas e Cultura, Maria de Fátima Marinho.

A entrada é livre.