Na “Praça da Saúde”, os visitantes terão oportunidade de medir a pressão arterial, o índice de massa corporal, força de mão, entre outros rastreios. (Foto: DR)

Aumentar a literacia em saúde é o principal objetivo da primeira edição da “Praça da Saúde” que vai estar instalada, no próximo dia 23 de novembro, sexta-feira, na Reitoria da Universidade do Porto e espaços envolventes. A decorrer ao longo de todo o dia, a iniciativa conta com rastreios de saúde gratuitos, mostra de tecnologias, palestras e conferências, show cooking e aulas de exercício físico abertas a toda a população.

E fazendo jus ao nome do evento, uma visita pela “Praça da Saúde” inclui uma passagem obrigatória pela tenda que estará montada em permanência- entre as 9h30 e as 18h00 – na… Praça Gomes Teixeira, em frente à Reitoria da U.Porto. Aí, os visitantes vão poder realizar rastreios e exames de avaliação do estado físico, peso e altura, medição de indicadores como índice de massa corporal, pressão arterial, índice de stress físico, força de mão, capacidade respiratória, hábitos alimentares, entre outros. O acesso é livre e gratuito.

Já no interior da Reitoria, é sobre inovação e tecnologia na saúde que vai debruçar-se o painel de conferências da parte da manhã. O evento, que será aberto por Pedro Rodrigues, vice-reitor para a investigação, inovação e internacionalização, foca-se no trabalho do EIT-Health, um programa do European Institute of Innovation & Technology (EIT), do qual a U.Porto é parceira, desde junho deste ano.

O evento conta ainda com a partilha de inovações e tecnologias na área da saúde, bem como de projetos ligados à atividade física e literacia em saúde, desenvolvidos na U.Porto. (Foto: DR)

Às 11h00, as sessões são interrompidas pela realização de um show cooking de culinária saudável e sustentável, com receitas de sumo de casca de abacaxi com hortelã e brigadeiros de casca de abacaxi com côco.

Ao longo do dia, os participantes terão também oportunidade de conhecer alguns dos projetos de atividade física e saúde e alimentação saudável, desenvolvidos dentro da U.Porto. Temas como a estimulação cognitiva, desporto e demência, literacia em saúde e o projeto Nutrition UP 65 são alguns dos assuntos em debate e que juntam, ao longo do dia, investigadores e profissionais do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Faculdade de Desporto (FADEUP), Faculdade de Medicina (FMUP), Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e Câmara Municipal do Porto.

Ao mesmo tempo, entre as 14h30 e as 16h00, decorrem aulas de exercício físico. Para o efeito, os projetos “Mais ativos, Mais Vividos”“vintAGEING + Felizes” apresentam-se à cidade com uma atividade aberta a todos os interessados.

O programa completo pode ser consultado aqui.