Inaugurada em abril passado, a Casa Comum está aberta de segunda a sexta-feira, com atividades culturais gratuitas e para todos os gostos. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

E se, durante o período de almoço, pudesse fazer uma “Pausa Cultural” de meia hora? A proposta é da Casa Comum da Universidade do Porto que, de segunda a sexta-feira, organiza atividades culturais gratuitas, abertas a todos – estudantes, investigadores, docentes, funcionários, alumni, mas também à população em geral – que visitarem o edifício da Reitoria.

Música, teatro, leituras encenadas, jogos de tabuleiro e cinema são as propostas disponíveis ao longo da semana. Às segundas, quartas e sextas-feiras, a “Pausa Cultural” realiza-se das 13h30 às 14h00 e, terças e quintas-feiras, das 13h00 às 13h30. As atividades são dinamizadas por artistas e “apaixonados” pelas áreas e estão abertas à participação de todos.

“Estudos científicos recentes demonstram que existe uma relação direta entre a participação regular em eventos culturais e a saúde dos indivíduos – e não me refiro apenas ao facto de nos libertar do stress: a nossa saúde física é também afetada. Por outro lado, estão também amplamente confirmados os benefícios de uma pausa para almoço para a produtividade no emprego: esta paragem dá-nos uma oportunidade para ‘recarregar baterias’, ter algum distanciamento em relação aos assuntos em que estivemos a trabalhar de manhã e enfrentar os desafios que nos serão colocados da parte de tarde com energia e criatividade”, realça Fátima Vieira, Vice-Reitoria da U.Porto para as áreas da Cultura, Museus e U.Porto Edições.

O “menu” da “Pausa Cultural” é diversificado e para todos os gostos. E se a música dita leis às segundas e quintas-feiras, há também espaço para os amantes da literatura (terças-feiras), de jogos de tabuleiro (quartas-feiras) e de cinema (sextas-feiras).

“A Pausa Cultura dirige-se, em primeiro lugar, à comunidade académica e visa contribuir para o bem-estar e qualidade de vida de todos quantos trabalham ou estudam na Universidade do Porto. Assume-se, adicionalmente, como um espaço de acolhimento da cidade: dos indivíduos que trabalham ou vivem perto da Reitoria e daqueles que se queiram deslocar a este espaço”, acrescenta Fátima Vieira.

Ao longo de trinta minutos, a Pausa Ativa propõe-se assim a contribuir para o bem-estar dos participantes, através de alguns minutos de socialização, partilha e relaxamento. A iniciativa arrancou no final do mês de maio e é um dos eventos que se realizam, diariamente, na Casa Comum da U.Porto, localizada no edifício histórico, na baixa do Porto.

Sobre a Casa Comum

Inaugurada no passado dia 3 de abril, no primeiro piso da Reitoria da U.Porto, em plena baixa do Porto, a Casa Comum apresenta-se como um espaço diferenciador na oferta cultural da cidade. “Equipada” com um auditório, duas salas de exposições e uma sala de videoarte, a Casa oferece uma programação regular e diversificada de eventos – concertos, performances, exposições, mesas redondas, aulas abertas, workshops, sessões de cinema, entre outros – através da qual se pretende dar especial visibilidade aos trabalhos dos estudantes e docentes da U.Porto, mas também a outros talentos e figuras consagradas.  A par da programação diária, a Casa está aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, para todos os que pretendam usufruir do espaço, para ler, trabalhar ou conviver.

Para promover a programação da Casa Comum, a U.Porto disponibiliza uma app – a “Acontece na U.Porto” – que permite acompanhar, em tempo real, todas as atividades culturais, desportivas e científicas a realizar na Reitoria, bem como nas diferentes faculdades, centros de investigação e núcleos museológicos da Universidade.