Acompanhado por Judite Nascimento, Reitora da Universidade de Cabo Verde, António de Sousa Pereira teve a oportunidade de conversar com os participantes da U.Junior 2019.  (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

O Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, visou na manhã do passado dia 9 e julho, o complexo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e da Faculdade de Farmácia da U.Porto (ICBAS/FFUP), com o propósito de conhecer as atividades que ali decorrem no âmbito da edição 2019 da Universidade Júnior (U.Jr.),

No ICBAS, o Reitor teve oportunidade de ver in loco uma das oficinas “Experimenta no Verão” dirigida aos alunos do 5º e 6º ano (11 e 12 anos de idade) denominada “O teu mundo ao microscópio”, cuja organização cabe a Salomé Gomes, docente do Departamento de Biologia Molecular. Aqui os “futuros” estudantes podem usar o microscópio e diferentes tipos de corantes para não só ver as bactérias, mas também vários tipos de micróbios com que todos os dias contactamos, por exemplo: na boca, no nariz, no solo e na água, nos iogurtes…e que têm importantes funções a desempenhar.

Já no Departamento de Anatomia, liderado por Artur Águas, os jovens estudantes fizeram um exercício de observação e estudo do interior do corpo humano. Este exercício, intitulado “Anatomia do corpo humano e desenho anatómico”, foi feito com o auxílio prático de um Museu e de esqueletos humanos pertencentes ao Departamento de Anatomia do ICBAS.

Mas muitas mais atividades estão neste momento a decorrer no ICBAS: “Do sintoma à investigação” que aborda o cancro do útero (o segundo tipo de cancro mais frequente na mulher em todo o mundo) e, ainda, “Serei médico, professor, cientista ou artista?” dinamizado pelo Laboratório de Histologia e Embriologia e a Casa-Museu Abel Salazar, entre outros.

Na FFUP, o Reitor visitou o Laboratório de Química Aplicada, onde ouviu as explicações dos jovens alunos sobre “O admirável mundo da inflamação” (Foto: FFUP)

Já na FFUP, o Reitor visitou o Laboratório de Química Aplicada onde os jovens estudantes, sob orientação de Eduarda Fernandes, participavam numa sessão laboratorial, integrada no plano de atividades da Universidade Júnior, com o tema “O admirável mundo da inflamação”.

Em conversa informal com António Sousa Pereira, os estudantes, explicaram que a atividade incidia em aprender a isolar células sanguíneas humanas; adquirir noções básicas sobre microscopia ótica, e conhecer diferentes técnicas para determinação da viabilidade celular. Manifestaram igualmente o seu agrado em participar numa iniciativa que lhes abre o leque para opções futuras, e lhes permite ter uma visão mais clara sobre o universo das Ciências Farmacêuticas.

Para enriquecer a experiência dos estudantes, a FFUP preparou e desenvolveu ainda outras atividades, a acontecer neste momento: “À descoberta da nanotecnologia: aplicações na saúde e na alimentação” promovida pelo Laboratório de Química Aplicada, e que evidencia a importância desta ciência na melhoria continua na nossa qualidade de vida, e também “Da matéria-prima ao medicamento: aprender a dar o 1º passo”, promovida pelo Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica, onde os “futuros” estudantes ficam a saber como surgem os fármacos, antes da sua incorporação nas formas farmacêuticas mais comuns (comprimidos e injetáveis).

A visita contou também com a Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Nascimento, que se encontrava na Universidade do Porto para assinar um acordo de cooperação várias faculdades da U.Porto, incluindo a FFUP.

A edição de 2019 da Universidade Júnior está a ser um sucesso, com valores recorde de participação. O programa de verão para crianças e jovens dos 11 aos 17 anos de idade conta este ano com mais de 7500 inscrições, entre estudantes nacionais e estrangeiros.