Sebastião Feyo de Azevedo, atual Reitor da U.Porto e antigo Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Raul Moreira Vidal e José Ferreira Lemos, ambos docentes aposentados da FEUP, foram homenageados no passado sábado, 17 de junho, pela Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), em reconhecimento do seu contributo em prol do desenvolvimento da engenharia em Portugal.

Licenciado em Engenharia Química em 1973, Sebastião Feyo de Azevedo doutorou-se pela Universidade do País de Gales (Reino Unido) em 1982. Segundo a OREN, “o seu nome ficará para sempre escrito na história da FEUP”, onde é professor catedrático desde 1998 e investigador do LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia da FEUP. Membro fundador da APCA – Associação Portuguesa de Controlo Automático e da Associação Engenharia para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária e “um dos principais impulsionadores do Processo de Bolonha”, é membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros e membro da Academia de Engenharia e do Conselho Nacional de Educação. Diretor da FEUP entre 2010 e 2014, é, desde 2014, o Reitor da Universidade do Porto.

Sebastião Feyo de Azevedo é, desde 2014, o Reitor da Universidade do Porto. (Foto: Tiago Martins/OERN)

Raul Moreira Vidal é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP (1972), tendo posteriormente desenvolvido os seus estudos em Manchester (Inglaterra), onde concluiu o Mestrado e o Doutoramento. Regressaria à FEUP como docente em 1982, tendo-se distinguido como um dos principais dinamizadores do processo de criação do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (MEEC), em 1986, e da Licenciatura – atual Mestrado Integrado – em Engenharia Informática e Computação, em 1994.  Membro Sénior do IEEE e da Ordem dos Engenheiros (Colégio de Engenharia Informática) e fundador do Grupo de I&D de Engenharia de Software da FEUP, que liderou até 2008, tem participado em vários projetos de I&D, nacionais e internacionais. Em 2009 ajudou a fundar a Strongstep, spin-off da Faculdade de Engenharia na área da melhoria de processos e da qualidade de software. Recentemente jubilado, dará a sua “Última Aula” na FEUP no próximo dia 28 de junho.

Finalmente, José Ferreira de Lemos é licenciado e doutorado em Engenharia Civil pela FEUP, onde foi diretor do Departamento de Engenharia Civil e presidente do Conselho Pedagógico. Tendo dedicado grande parte da sua vida profissional à área das obras hidráulicas, presidiu à Comissão Técnica Nacional de Gestão do Risco, integrou o Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes e foi membro da Comissão Executiva  da Thematic Network EUCEET (European Civil Engineering Education and Training). Professor Catedrático aposentado da FEUP e Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiro, faz parte atuamente da Comissão Nacional Portuguesa das Grandes Barragens e da Comissão de Segurança de Barragens.

A homenagem aos docentes da U.Porto decorreu na Alfândega do Porto, no âmbito das comemorações do Dia Regional do Engenheiro 2017, promovidas pela Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN).