Sebastião Feyo de Azevedo, Raul Moreira Vidal e José Ferreira Lemos serão distinguidos pelo seu contributo em prol do desenvolvimento da engenharia em Portugal. (Foto: DR)

Sebastião Feyo de Azevedo, atual Reitor da U.Porto e antigo Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Raul Moreira Vidal e José Ferreira Lemos, ambos docentes aposentados da FEUP, vão ser homenageados no próximo dia 17 de junho,  na Alfândega do Porto, no âmbito das comemorações do Dia Regional do Engenheiro 2017, promovidas pela Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN).

Organizado pela OERN, o programa do evento arranca com algumas visitas técnicas que partem da Alfândega rumo a diferentes obras/locais de interesse na Área Metropolitana do Porto, organizadas pelos Colégios. Após o almoço, está prevista a realização de um painel intitulado “A profissão de Engenharia: perspetivas, oportunidades e ameaças”, moderado pelo Presidente do Conselho Diretivo da OERN, Joaquim Poças Martins. Entre os participantes inclui-se José Novais Barbosa, Presidente do Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC), antigo Reitor da U.Porto e professor Emérito da FEUP, que fará uma abordagem ao empreendedorismo e startups.

O momento de homenagem aos três docentes da U.Porto acontece mais ao final do dia e insere-se numa iniciativa dirigida também aos Membros da Ordem com 10 e 25 anos de inscrição, bem como dos Novos Membros Séniors, Efetivos e Estudantes.

As comemorações vão decorrer na Alfândega do Porto (Foto: DR)

A ocasião será também aproveitada para a apresentação da aplicação #GPSEngenharia, um projeto de geolocalização que surge de uma parceria com estudantes da unidade curricular Laboratório de Gestão de Projetos (LGP) da FEUP e com os Museus da U.Porto, e ainda para lançar um livro sobre a vida e obra de Joaquim Sarmento, figura emblemática da área da Engenharia, que dedicou quase meio século ao ensino (professor na FEUP) e que ajudou a erguer edifícios emblemáticos da cidade Invicta como o Estádio das Antas, a Igreja das Antas ou o mercado do Bom Sucesso.

O encerramento da cerimónia cabe a Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros e culmina com uma visita à exposição “Leonardo da Vinci: As invenções do Génio” e com um Porto d’Honra.

A entrada no evento é gratuita, mediante inscrição.

Mais informações aqui.