A organização interna e a “possível interação entre as instituições de ensino superior na academia do Porto” são alguns dos temas que estarão em discussão.

O Reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, vai estar esta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, no Instituto Politécnico do Porto (IPP), para debater a “(Re)Organização do ensino superior público no Porto”, numa iniciativa promovida pela Federação Académica do Porto (FAP).

Numa altura em quer a reestruturação do ensino superior  em Portugal volta a estar na ordem do dia, esta iniciativa visa lançar uma reflexão aprofundada em torno da organização interna das instituições de ensino superior e da “possível interação entre as instituições de ensino superior na academia do Porto”. Pretende-se ao mesmo tempo lançar a “discussão sobre o contributo da academia do Porto para a reestruturação da rede de ensino superior a nível nacional”, antecipa a FAP.

Ainda segundo aquele organismo académico, “pela sua dimensão e qualidade, as instituições de ensino superior do Porto devem liderar a discussão à volta de tal reestruturação, a começar pela organização das instituições e oferta formativa de iniciativa pública no Grande Porto”. Um repto que, durante o debate, será abraçado por um painel de convidados onde pontifica o Reitor da U.Porto, mas também a Presidente do Instituto Politécnico do Porto, Maria do Rosário Gâmboa, e o Presidente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Paulo Parente Gonçalves.

A sessão tem início às 21h30, na Sala de Atos dos Serviços Centrais do IPP (Rua Dr. Roberto Frias, 4200-465 Porto). A entrada é livre e gratuita.