reis_espanha

Reis Felipe VI e Letizia vão visitar, pela primeira vez, o UPTEC e o i3S. (Foto: DR)

Os Reis de Espanha vão visitar no próximo dia 29 de novembro as instalações dos Parque de Ciência e Tecnologia (UPTEC) e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto. Nesta passagem pela U.Porto, integrada na visita oficial que farão a Portugal de 28 a 30 de novembro, Felipe VI e Letizia vão ter a oportunidade de conhecer, in loco, alguns dos projetos desenvolvidos na Universidade nas áreas da inovação e empreendedorismo.

Organizada pela Presidência da República, a visita à Universidade do Porto integra um programa de três dias, que conta com iniciativas de âmbito cultural, científica, económica e social que visam reforçar a diversidade e intensidade da relação luso-espanhola. A U.Porto é a única instituição de ensino superior portuguesa a fazer parte da Visita de Estado.

Acompanhados pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, pelo Ministro da Educação, Cultura e Desporto do Governo Espanhol, Iñigo Méndez de Vigo, e pelo Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, os Reis de Espanha vão conhecer alguns dos projetos desenvolvidos na U.Porto, que se tornaram verdadeiros casos de sucesso, nomeadamente na área da tecnologia e investigação.

A visita oficial dos Reis de Espanha a Portugal terá início no dia 28 de novembro, segunda-feira, na cidade do Porto, numa sessão solene nos Paços do Concelho. Segue-se uma visita ao Paço dos Duques de Bragança, onde decorre o jantar oficial, oferecido pelo Presidente da República.

Depois da visita ao UPTEC e ao i3S, os Reis de Espanha, a convite do Presidente da Câmara Municipal do Porto, participam num almoço com empresários e personalidades da cidade, no Palácio da Bolsa.  A passagem pelo Porto integra também uma ida a Serralves para visitar a coleção Miró, recentemente instalada. A visita de Estado termina, no dia 30 de novembro, em Lisboa, depois de um programa de três dias que visa aproximar as relações político-diplomático e institucional entre Portugal e Espanha.