Mathilde e Philippe da Bélgica vão estar em Portugal de 22 a 24 de outubro. (Foto: DR)

Philippe e Mathilde da Bélgica vão visitar no próximo dia 24 de outubro, quarta-feira, as instalações da Universidade do Porto. Integrada na visita de estado que vão fazer a Portugal a convite do Presidente da República, o Rei e a Rainha dos Belgas irão visitar, às 15h00, o UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, passando mais tarde pelo i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto.

A passagem dos monarcas belgas pela Universidade do Porto, única instituição de ensino superior portuguesa a ser incluída na visita de estado, começa com um discurso de boas-vindas do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira. Segue-se uma apresentação do UPTEC pela diretora executiva, Clara Gonçalves, e uma apresentação de cinco startups, exemplo dos mais de 500 projetos empresariais já apoiados pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

No UPTEC, os monarcas vão conhecer cinco startups ali instaladas.(Foto: UPTEC)

No UPTEC, Philippe e Mathilde da Bélgica terão assim a oportunidade de conhecer a tecnologia de cibersegurança desenvolvida pela HealthySystems; o simulador médico de pacientes virtuais da IS4H para o ensino de competências de auscultação; o veículo autónomo subaquático utilizado para pesquisas oceanográficas e de defesa criado pela OceanScan; o pavimento rodoviário que recolhe energia cinética de um veículo e a transforma em energia elétrica, desenvolvido pela Pavnext; e as aplicações para operadores móveis e empresas de telecomunicações desenvolvidas pela WIT Software, presente em mais de 15 países.

No final, o Rei e a Rainha dos Belgas serão presenteados com um bandolim em fibra de carbono, produto desenvolvido no Gabinete de Desenvolvimento de Produto do UPTEC, pela AVA Strings, empresa distinguida com um iF Design Award, em 2018.

Os monarcas vão também participar em dois eventos de ciência e inovação, acolhidos pela U.Porto, no âmbito desta visita de estado a Portugal. Ainda nas instalações do UPTEC, encerram o seminário Ocean Science for a sustainable blue economy, organizado pelo VLIZ (Instituto Flamengo para o Mar), que tem início na FEUP – Faculdade de Engenharia da U.Porto.

Philippe e Mathilde da Bélgica seguem depois para as instalações do i3S, para participar no seminário sobre Perspective on the Portuguese digital startup ecosystem, organizado pela AWEX (Agência de Exportação da Valónia).  “A realização do workshop e a visita do Rei e da Rainha dos Belgas a este espaço de confluência entre o mundo das novas empresas e a investigação científica nas ciências da saúde, não só honra as nossas instituições como dá também um sinal claro da importância estratégica da aliança entre a UPTEC e o i3S.”, afirma Mário Barbosa, diretor do i3s.

A Universidade do Porto é a última paragem da visita de estado dos Reis da Bélgica a Portugal, a decorrer entre 22 e 24 de outubro.