Investigação FCUP, Química

A U.Porto destaca-se no número de artigos científicos publicados nas mais importantes revistas científicas internacionais. (Foto: U.Porto)

A Universidade do Porto surge, pelo terceiro ano consecutivo, entre as 301 e as 400 melhores universidades do mundo, de acordo com a edição 2015 do Academic Ranking of World Universities (ARWU), o mais antigo e um dos mais prestigiados rankings internacionais do Ensino Superior.

Na base deste resultado está o excelente desempenho da U.Porto ao nível da produção científica, nomeadamente a quantidade de artigos científicos publicados nas revistas Nature e Science e os artigos publicados nas restantes revistas científicas reconhecidas internacionalmente. Os restantes critérios (nos quais a U.Porto não obteve pontuação) incluem o número de prémios Nobel ou medalhas Fields (na área da matemática) atribuídos a docentes ou antigos estudantes das instituições e o número de docentes e investigadores altamente citados nas respetivas áreas.

A U.Porto é uma das três instituições portuguesas presentes no ARWU 2015 e, apesar de se manter no mesmo patamar das 301 a 400 melhores do mundo, é a única a registar uma subida, tendência que mantém desde que surgiu pela primeira vez no ranking, em 2005 (ver gráfico disponível aqui). A Universidade de Lisboa, que se estreou no ano passado, em resultado da fusão entre a “Clássica” e a Técnica , mantém o lugar no grupo das 201 à 300. Já a Universidade de Coimbra permanece no intervalo das 401-500 melhores mas regista uma tendência de descida em relação a 2014.

A nível global, a Universidade de Harvard (EUA) volta a ocupar o primeiro lugar, posição que mantém desde a primeira edição do ranking, publicada em 2003. À semelhança da edição anterior, o “top 5” das melhores universidades do mundo fica completo com a presença da Universidade de Stanford, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Universidade da Califórnia – Berkeley. A quinta – e primeira europeia – colocada é a Universidade de Cambridge, do Reino Unido.

Para além do ranking geral, o ARWU contempla também listas em áreas científicas e disciplinas específicas. Neste caso, o grande destaque vai para a presença da U.Porto no intervalo das 151 a 200 melhores do mundo no domínio das engenharias.

Elaborado pelo Center for World-Class Universities, o ranking de Xangai foi o primeiro ranking de universidades a ser lançado, há 14 anos atrás, inaugurando um movimento que contempla atualmente mais de uma dezena de rankings internacionais, elaborados de acordo com critérios diferenciados. A U.Porto está presente na maioria deles, conforme poderá comprovar aqui.