Ranking de Xangai coloca a U.Porto entre as melhores do mundo

Investigação FCUP, Química

A U.Porto destaca-se no número de artigos científicos publicados nas mais importantes revistas científicas internacionais. (Foto: U.Porto)

A Universidade do Porto surge, pelo terceiro ano consecutivo, entre as 301 e as 400 melhores universidades do mundo, de acordo com a edição 2015 do Academic Ranking of World Universities (ARWU), o mais antigo e um dos mais prestigiados rankings internacionais do Ensino Superior.

Na base deste resultado está o excelente desempenho da U.Porto ao nível da produção científica, nomeadamente a quantidade de artigos científicos publicados nas revistas Nature e Science e os artigos publicados nas restantes revistas científicas reconhecidas internacionalmente. Os restantes critérios (nos quais a U.Porto não obteve pontuação) incluem o número de prémios Nobel ou medalhas Fields (na área da matemática) atribuídos a docentes ou antigos estudantes das instituições e o número de docentes e investigadores altamente citados nas respetivas áreas.

A U.Porto é uma das três instituições portuguesas presentes no ARWU 2015 e, apesar de se manter no mesmo patamar das 301 a 400 melhores do mundo, é a única a registar uma subida, tendência que mantém desde que surgiu pela primeira vez no ranking, em 2005 (ver gráfico disponível aqui). A Universidade de Lisboa, que se estreou no ano passado, em resultado da fusão entre a “Clássica” e a Técnica , mantém o lugar no grupo das 201 à 300. Já a Universidade de Coimbra permanece no intervalo das 401-500 melhores mas regista uma tendência de descida em relação a 2014.

A nível global, a Universidade de Harvard (EUA) volta a ocupar o primeiro lugar, posição que mantém desde a primeira edição do ranking, publicada em 2003. À semelhança da edição anterior, o “top 5” das melhores universidades do mundo fica completo com a presença da Universidade de Stanford, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Universidade da Califórnia – Berkeley. A quinta – e primeira europeia – colocada é a Universidade de Cambridge, do Reino Unido.

Para além do ranking geral, o ARWU contempla também listas em áreas científicas e disciplinas específicas. Neste caso, o grande destaque vai para a presença da U.Porto no intervalo das 151 a 200 melhores do mundo no domínio das engenharias.

Elaborado pelo Center for World-Class Universities, o ranking de Xangai foi o primeiro ranking de universidades a ser lançado, há 14 anos atrás, inaugurando um movimento que contempla atualmente mais de uma dezena de rankings internacionais, elaborados de acordo com critérios diferenciados. A U.Porto está presente na maioria deles, conforme poderá comprovar aqui.

• Eugénia Ferreira

Alguém precisa de alojamento, qualidade alta, custo baixo e que tenha entrado:
    No ISEP?
    Ou na Escola Superior de Biotecnologia?
    Ou na Escola Superior de Educação do Porto?
    Ou na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto?
    Ou na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto?
    Ou na Faculdade de Economia da Universidade do Porto?
    Ou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto?
    Ou na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto?
    Ou na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto?
    Ou na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto?
    Ou no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores?
    Ou no Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial?
    Ou no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto?
    Ou no Instituto Politécnico do Porto?
    Ou no Instituto Superior de Engenharia?
    Ou na Universidade Fernando Pessoa?
    Ou na Universidade Portucalense Infante D. Henrique?