Ramon O'Callaghan

Ramon O’Callaghan

O espanhol Ramon O’Callaghan é, desde 4 de maio de 2015, o novo Presidente da Direção da Porto Business School, eleito pelo Conselho Geral e de Supervisão. O novo dean da escola de negócios da Universidade do Porto, que sucede a Nuno de Sousa Pereira, conta com uma extensa experiência em cargos de direção de escolas de negócios na Europa e Ásia Central, tendo sido director da TIAS Business School (Universidade de Tilburg, Holanda), da Deusto Business School (Espanha) e mais recentemente, da Nazarbayev University Graduate School of Business (Cazaquistão) um projeto desenvolvido em colaboração estratégica com a Duke University (EUA).

Licenciado em Engenharia pela Universitat Politècnica de Catalunya, Ramon O’Callaghan tem um MBA pelo IESE Business School e um Doctor of Business Administration (DBA) pela Harvard Business School. De salientar do seu curriculum, a sua experiência em escola de negócios – enquanto dean, coordenador de programas e investigador – em escolas como Tias Business School (Tilburg University, Holanda), Deusto Business School (em Bilbau), Nyenrode Business University (Holanda), Tilburg School of Economics (Tilburg University, Holanda), IESE Business School, Harvard Business School. Especialista em gestão estratégica, tecnologia e inovação, Ramon O’Callaghan lecionou em programas de formação para executivos com o INSEAD, London Business School, MIT Sloan, Purdue University e Solvay Brussels, entre outras. O novo dean da Porto Business School acumula também experiência na área empresarial, tendo ao longo dos anos trabalhado como consultor para empresas como a IBM, KPMG, , Philips, Pricewaterhouse-Coopers, Shell.

Para integrar a equipa de Direção, o Conselho Geral e Supervisão da Porto Business School – órgão máximo de gestão – nomeou Patrícia Teixeira Lopes, atual coordenadora do MBA Executivo da Escola e Pró-Reitora da Universidade do Porto, para o cargo de vice-dean. Licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e mestre e doutorada em Ciências Empresariais, é especialista em finanças e contabilidade, com larga experiência em consultoria e formação para executivos.

Paralelamente a estas mudanças, os estatutos da Porto Business School foram também ajustados, no sentido de agilizar e autonomizar a nova direção, que tem, agora, maiores poderes executivos. O dean e vice-dean respondem, assim, diretamente ao Conselho Geral e de Supervisão, que reúne os representantes dos acionistas da Porto Business School e é presidido, atualmente, por Luís Filipe Reis, Chief Corporate Center Officer da Sonae.