raimundo delgado 300 200

Raimundo Delgado é um dos mais conceituados especialistas portugueses no domínio das Estruturas.

O Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebe esta quarta-feira, 3 de junho, a partir das 17h30, a última aula de Raimundo Delgado, professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Civil da FEUP.

Depois de 42 anos ligado à Faculdade de Engenharia, Raimundo Deslgado despede-se assim das salas de aula da FEUP, onde foi responsável por grande parte das disciplinas da área de Estruturas em Engenharia Civil. Esse será o grande pilar da última aula que fará uma viagem pelo percurso de vida de Raimundo Delgado e que se intitula “As Estruturas da Minha Vida”.

O professor catedrático teve uma vida profissional bastante intensa, não só pela componente letiva onde assumiu funções de regente em disciplinas ligadas à teoria das Estruturas – é autor de mais de duas centenas de trabalhos científicos – , e que lhe valeram o reconhecimento pedagógico em 2012 com a atribuição do prémio de Excelência Pedagógica da FEUP, mas também na coordenação de estudos e pareceres na qualidade de projetista e consultor externo. Entre as obras a que Raimundo Delgado esteve ligado incluem-se a Sede do Banco de Agricultura em Vila Nova de Cerveira (1973), o Tribunal de Esposende (1975), a Central de Camionagem em Lamego (1985), o Centro de Arte e Cultura em Viana do Castelo – envolvendo um auditório para 300 pessoas, um auditório para 100 pessoas, edifício de exposições, edifício administrativo e unidade de alojamento (1991), o Complexo da Piscina de Melgaço e instalações complementares (1993), o Estádio Municipal de Viana do Castelo (1994), o Estádio do Dragão no Porto (2003) e a Ponte pedonal em Viana do Castelo (2007).

Na categoria de estudos especiais destaca-se o trabalho realizado para o Novo Hospital de S. António no Porto – Análise Dinâmica (1987), um estudo solicitado pelo gabinete de projetos ETEC, a Barragem do Caldeirão – Análise Dinâmica (estudo solicitado pela EDP) e Barragem de Foz Côa – Estudo do comportamento sísmico 1990 (estudo solicitado por EDP). Também no domínio das pontes, de realçar o estudo do comportamento sísmico da ponte Salgueiro Maia sobre o rio Tejo em Santarém e Acessos imediatos (1995) e os Ensaios Dinâmicos da Ponte Vasco da Gama e Viadutos de Acessos (janeiro de 1998).

Raimundo Delgado também se destacou no desempenho de cargos diretivos relevantes na história da Faculdade de Engenharia. Segundo Diretor da FEUP no período que se seguiu à Revolução de Abril de 1974, voltou a desempenhar funções diretivas anos mais tarde, quando foi eleito vice-presidente do Conselho Diretivo da FEUP (de 1993 a 1995 e de 1997 até 2001). Foi Presidente do Conselho de Representantes da FEUP (1986 a 1991 e de 2001 2014) e membro da comissão de avaliação dos cursos de Engenharia Civil das Universidades Portuguesas. Em 1994 foi eleito vice-presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica.