Marisa Matias

A eurodeputada Marisa Matias vai ser um dos intervenientes do debate. (Foto: DR)

O futuro da Europa vai estar em discussão na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) nos dias 27 e 28 de maio, num evento organizado pelo Centro de Ciências do Comportamento Desviante (CCCD).

“Europa: que futuro? Os refugiados e a ameaça do terrorismo” conterá com a presença de oradores nacionais de relevo científico que irão falar sobre a sua experiência e área de especialização

Dentro do tema do terrorismo, Felipe Pathé Duarte (porta-voz do OSCOT e investigador), vai abordar o potencial “bélico” do jihadismo online; José Manuel Anes (Universidade Lusíada e fundador do OSCOT), irá abordar os temas dos serviços de segurança e as estratégias utilizadas pelos jihadistas; Maria do Céu Pinto (Universidade do Minho), irá explicar as dinâmicas associadas à radicalização; e Nuno Tiago Pinto (jornalista da Sábado e autor do livro “Combatentes portugueses do Estado Islâmico”) tratará a questão dos foreign fighters e o risco de regresso ao país de origem. 

Para o fenómeno dos refugiados, as oradoras serão Cristina Santinho, investigadora no ISCTE com especialização neste tema, que irá intervir sobre o serviço de saúde no atendimento a refugiados, os seus cuidados e mediação cultural; Joana Morais e Castro, coordenadora da zona norte da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e Mariana Barbosa (Universidade Católica do Porto), explicarão o papel da PAR e a situação vivida na ilha grega de Lesbos, com relatos de experiência própria. Por último, Cátia de Carvalho, colaboradora do CCCD, apresentará a sua experiência profissional e científica vivida num campo de refugiados do Congo

O encerramento ficará a cargo de Luís Fernandes, presidente do CCCD e docente na FPCEUP, e Cátia de Carvalho. A acompanhá-los estará Marisa Matias, eurodeputada e presidente da delegação para as relações com os países do Maxereque, que fará a intervenção final, centrada no esclarecimento destes dois fenómenos no contexto europeu.

As inscrições encontram-se abertas ao público em geral.

Mais informações aqui ou através do e-mail [email protected].