Sara é alumna de Bioengenharia e Rui de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (foto: D.R.)

Sara Santos é alumna de Bioengenharia; Rui Santos antigo estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Ambos estudaram na Faculdade de Engenharia da Univerisade do Porto (FEUP) e, apesar do apelido ser comum, não são irmãos ou parentes. Foi no ensino secundário que se conheceram, estão juntos desde 2011 e hoje em dia gerem um negócio em conjunto: o site Random Nerd Tutorials, que agrega e comercializa projetos e cursos de eletrónica para quem gosta do tema, dos mais ‘totós’ aos experts na matéria.

E como é que uma Engenheira Biológica entra num negócio relacionado com eletrónica e programação? A verdade é que depois de terminado o curso, em 2015, Sara ainda exerceu funções na sua área de formação numa empresa de tratamento de águas e nos seus tempos livres ajudava Rui na criação e desenvolvimento de projetos. Foi aprendendo, ganhando o gosto pela programação e, em 2017, tomou a decisão de se despedir para se dedicar a 100% à gestão de conteúdos no site. “Durante o curso aprendi algumas coisas básicas de programação, eletricidade e eletrónica. Mas praticamente tudo o que sei sobre esta área, aprendi com o Rui”, admite.

O portal tem dado provas do seu valor e tem sido uma porta de entrada para contactos e parcerias. Foi, aliás, graças ao Random Nerd Tutorials que a editora americana NoStarchPress os contactou para averiguar a possibilidade e interesse em escreverem um livro sobre Raspberry Pi, um micro computador low-cost ideal para quem quer aprender programação e eletrónica. A liberdade criativa ficaria a cargo dos autores e a única indicação era a de que se pretendia um livro mais prático. E foi assim que surgiram os “20 projetos de Raspberry Pi”.

A obra consiste essencialmente numa compilação de 20 projetos possíveis de executar com o Raspberry Pi, focando-se em projetos que combinam a programação com a eletrónica: “basicamente, ligam-se inputs (sensores) e outputs (atuadores, como motores, LEDs, relés, etc) à placa, e programa-se o que se quer que aconteça. Incluímos variadíssimos projetos desde automação residencial, sistemas de vigilância, construir, programar e controlar um robô remotamente, construir o seu próprio web server e muito mais” contam os autores. E o melhor de tudo é que está desenvolvido de forma a ser compreensível para todos, de principiantes a programadores experientes.

Apesar de ser uma estreia para Sara, Rui havia já publicado uma outra obraBeagleBone for Dummies. O livro está à venda no site da editora NoStarchPress, no site internacional Amazon e em mais algumas livrarias online. Pode ainda ser encomendado a partir de livrarias como a FNAC, por exemplo.