O nome do 18.º Reitor da Universidade do Porto será conhecido a 30 de Abril.

São quatro os candidatos definitivamente admitidos à eleição de Reitor da Universidade do Porto: Rajesh S. Arora, vice-presidente da Kings University College (Gana), Sebastião Feyo de Azevedo, diretor da Faculdade de Engenharia, António Fernando Silva, diretor da Faculdade de Ciências, e João Proença, diretor da Faculdade de Economia.

A confirmação surgiu em edital do Conselho Geral da Universidade do Porto de 4 de abril, concluído que foi o período para apresentação de recurso das candidaturas rejeitadas por não cumprirem os requisitos previstos no Regulamento para a Eleição de Reitor.

Simultaneamente, o Conselho Geral da Universidade do Porto tornou público os currículos e programas de ação apresentados por cada um dos candidatos a 18.º Reitor da Universidade do Porto, publicando-os para consulta pública na página do processo eleitoral em www.up.pt.

A eleição do novo Reitor da Universidade do Porto terá lugar a 30 de abril, após a audição pública dos candidatos, que se realiza no mesmo dia, no Salão Nobre da Reitoria, e que será transmitida em direto pela TVU em www.tv.up.pt.

Cada candidato será ouvido individualmente e sem a presença dos restantes, pela ordem de receção das candidaturas: Rajesh S. Arora às 9h30, Sebastião Feyo de Azevedo às 11h30, António Fernando Silva às 14h30 e João Proença às 16h30.

Os candidatos irão dispor de 30 minutos para apresentação do respetivo programa, seguindo-se 60 minutos de perguntas e respostas pelos membros do Conselho Geral.

Concluída a audição pública, os membros do Conselho Geral reunir-se-ão na Sala do Conselho da Reitoria para proceder à eleição do Reitor.