indexing

A publicação CMBBE: Imaging & Visualization é editada pela Taylor & Francis (foto: D.R.)

Chama-se “Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineering: Imaging & Visualization” (CMBBE: Imaging & Visualization), é uma publicação fundada e editada pelo docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) João Manuel R.S. Tavares, e foi recentemente aceite pela entidade internacional ISI Thomson Reuters para inclusão no Emerging Sources Citation Index, um prestigiado universo online de citações e indexações.

Editada pela Taylor & Francis, a revista consiste numa publicação científica internacional centrada no processamento e análise de imagem e visualização de dados com forte ligação à Engenharia Biomédica e à Biomecânica, sendo propostos novos métodos, soluções, e novas aplicações.

A aceitação de indexação pela ISI Thomson obrigou a uma rigorosa avaliação de qualidade com base em vários critérios, como: corpo editorial, em particular, curriculuns e distribuição geográfica dos restantes editores – investigadores reconhecidos internacionalmente, pertinência dos tópicos abordados, sistema de gestão e revisão, qualidade da editora e ainda na pontualidade na publicação de cada número da revista.

Com um percurso iniciado em 2013, a revista foi fundada de raiz por João Manuel Tavares, desde o estabelecimento dos tópicos à definição do corpo editorial, passando mesmo pela definição da política de gestão e revisão. Entre 2013 e 2015, a publicação contava com quatro números anuais, data a partir da qual passou para seis números por ano. Dada a grande procura dos investigadores para publicarem na CMBBE: Imaging & Visualization, tem-se assistido também ao aumento de 50% do número de paginas atribuídas, tendência que continuará a verificar-se.

O docente da FEUP reforça a importância desta conquista: “a indexação pela ISI Thomson torna-se uma mais valia, pois existem Países onde apenas se reconhecem artigos publicados em revistas indexadas por esta entidade, para fins de financiamento ou promoção. Assim, uma revista que não seja indexada pela ISI Thomson tem muita dificuldade em atrair autores e, em particular, os melhores autores”, e como tal, em crescer e assumir um papel de relevo na comunidade científica.

Já em 2015, a revista contou com a indexação pela Elsevier Scopus, e foi recentemente aceite para indexação pela DLBP : computer science bibliography, um sistema de indexação muito apreciado pela comunidade cientifica, em particular da área da Ciência de Computadores.

A revista é publicada online, mas tem também uma versão em papel. O website da revista pode ser consultado em: http://www.tandfonline.com/tciv.