Estudantes FAUP

O Provedor do Estudante tem como missão defender e promover os direitos e os interesses dos estudante, de foirma independente, imparcial e confidencial.

O Provedor do Estudante da Universidade do Porto, Fernando Nunes Ferreira , vai participar esta quarta-feira, dia 24 de setembro, pelas 21h30, num debate sobre os “Provedores do estudante da Academia do Porto”, promovido pela Federação Académica do Porto (FAP).

Através desta sessão, a FAP pretende “promover a discussão em torno da harmonização do cargo do Provedor do Estudante”, instituído em 2007 pelo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior. Ao provedor compete defender e promover os direitos e os interesses legítimos dos estudantes em situações de âmbito universitário, através de uma atuação independente, imparcial e confidencial, em articulação com as associações de estudantes e com os órgãos e serviços das instituições”.

Para além de dar a conhecer as experiências de vários provedores, o debate servirá também para refletir sobre as “disparidades” que se verificam entre os provedores de diferentes instituições, ” em termos de condições e garantias para exercer o cargo, incluindo remuneração, duração do mandato e até mesmo diferenciação no que diz respeito às incompatibilidades com o exercício da função”.

Para além de Fernando Nunes Ferreira, o painel de convidados contará com a presença dos provedores do estudante da Universidade Portucalense, José Manuel Tedim, do Instituto Politécnico do Porto, Luís Soares, e da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, Carvalho Guerra.

O debate vai ter lugar no auditório 201, piso 2 da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, (Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541, Porto). A entrada é livre.