A equipa da Federação do Qatar  e do LABIOMEP-UP. (Foto: LABIOMEP)

Uma equipa de seis jovens nadadores do Qatar esteve recentemente na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), ao abrigo de uma parceria entre o Laboratório de Biomecânica do Porto (LABIOMEP-UP) e a Qatar Swimming Association.

Nesta passagem pela U.Porto, os jovens, considerados entre as principais promessas da natação qatari, foram sujeitos a uma avaliação detalhada de vários aspetos que condicionam a sua performance (perfil fisiológico, avaliação antropométrica, biomecânica do nado , índice de fadiga, técnica de nado, entre outros) dentro de água. Esta avaliação, que se prolongou durante três dias, foi complementada por um screening de saúde oral e qualidade da oclusão.

Para além dos nadadores e de dois elementos da Qatar Swimming Association, participaram neste projeto o Diretor  do LABIOMEP-UP, João Paulo Vilas-Boas, Diretorm e  vários investigadores e técnicos daquela unidade de investigação  (Pedro Fonseca, Denise Soares, Sara Morais, Márcio Borgonovo Santos). Estiveram ainda envolvidos o Coordenador da área de natação da FADEUP, Ricardo Fernandes, bem como vários estudantes voluntários, incluindo um pós-doc da República Checa, um doutorando do Canadá a realizar tese na Universidade de Sydney e uma doutoranda da Universidade de Granada.

Esta parceria, que reflete o prestígio e a liderança científica internacional dos grupos de investigação da FADEUP e do LABIOMEP-UP nos domínios da Biomecânica e Medicina da Natação, deverá estender-se no futuro a outras seleções de nadadores do Qatar. Para muito breve ficou já agendada a visita da equipa júnior daquele país.