red_shoes_newsletterDesafiar os estudantes do mestrado em Design Industrial e de Produto a criar sapatos para pessoas com paralisia cerebral e contribuir, desta forma, para a sua mobilidade e qualidade de vida é o principal objetivo do projeto académico “RITA.RED.SHOES”.

Enquadrado na Unidade Curricular “Projeto Design Industrial” do Mestrado em Design Industrial e de Produto da FEUP/FBAUP, o projeto passará também por encontrar respostas a distintas solicitações a que os sapatos estão sujeitos enquanto objeto, contemplando, ao mesmo tempo, as necessidades e as expetativas dos seus utilizadores finais e todo o processo de fabrico e comercialização. A ideia será conceber um produto com aplicabilidade na prática e que possa ser comercializado por uma empresa de calçado portuguesa que faz também parte deste projeto.

O exercício desenvolve-se em dois tipos de ação. A primeira, será realizada em formato de workshop de dois dias e que decorre a 23 e 24 de fevereiro; a segunda, que perdura durante o segundo semestre de aulas da Unidade Curricular Projeto Design Industrial na FEUP. Nos dias de workshop os estudantes vão integrar equipas de projeto multidisciplinares e que contam com a inclusão de pessoas com paralisia cerebral.

O exercício será coordenado pela designer Lígia Lopes (FEUP) em coorientação com o designer Matt Dexter (Sheffield Hallam University, UK). Confirmada está também a presença de Lia Ferreira, arquiteta, Provedora do Deficiente da Câmara Municipal do Porto. Ainda como apoio à fase inicial do exercício (Workshop), estão convidados designers que se destacam em áreas como produto, modelação 3D, calçado e outros profissionais de áreas cruciais para uma boa informação/formação de base para os estudantes.

Os protótipos e resultados do desenvolvimento do projeto/exercício RITA.RED.SHOES estarão expostos em Sheffield, integrando a exposição da Conferência Design4Health 2015, que decorre em Julho de 2015. No início de novembro, no Porto, o mesmo conteúdo expositivo integrará o programa do Evento BIN@PORTO.