José Azevedo, coordenador do projeto Nutriciciência, recebeu o galardão na cerimónia de entrega de prémios do Food & Nutrition Awards.

O projeto da Universidade do Porto Nutriciência: jogar, cozinhar, aprender foi o grande vencedor do Prémio Educação Alimentar da 8.ª edição do Food & Nutrition Awards.

A distinção foi atribuída no dia 16 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, no Mercado da Ribeira, em Lisboa. Na cerimónia, em representação do “Nutriciência”, esteve o docente e investigador José Azevedo, coordenador deste projeto desenvolvido pelas faculdades de Letras, de Ciências da Nutrição e Alimentação e de Engenharia da Universidade do Porto.

O “Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender” foi um projeto de investigação financiado pelo Programa EEA Grants que conta ainda com o apoio do Serviço Nacional de Saúde e Programa Iniciativas de Saúde Pública. Teve como parceiros a União das Misericórdias Portuguesas, a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a RTP e a Universidade de Oslo e visou avaliar o impacto de uma intervenção web-based na literacia nutricional em famílias de crianças em idade pré-escolar, através de uma dinâmica de gamificação, que envolveu crianças dos 3 aos 5 anos, bem como com as respetivas famílias e educadores. Envolveu diretamente cerca de 2500 crianças e 2000 famílias.

O Food & Nutrition Awards distingue anualmente iniciativas de inovação no setor agroalimentar, nas áreas da Educação e de Saúde, “sendo um motor para o empreendedorismo, valorização da produção nacional e promoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis”, como indica a página da organização.

Para além do prémio para a Universidade do Porto na categoria de Educação Alimentar, foram ainda entregues prémios nas categorias de Investigação e Desenvolvimento, de Produto Inovação e de Sustentabilidade Alimentar. Os vencedores destacaram-se de um total de 33 finalistas, eleitos entre mais de 80 candidaturas submetidas.