O Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto (U.Porto) recebe no dia 30 de março, a partir das 11h00, a sessão oficial de encerramento do Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender, um projeto de investigação/intervenção da Universidade do Porto que, ao longo os últimos meses, procurou contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares em mais de 40 Misericórdias de norte a sul do país, cerca de 3000 crianças entre os 3 e os 5 anos de idade e aproximadamente 1500 famílias.

Durante a sessão, o coordenador do projeto, José Azevedo, docente da Faculdade de Letras da U.Porto, e as nutricionistas Renata Barros e Maria João Gregório, da Faculdade de Ciências da Nutrição da U.Porto (FCNAUP) vão dar a conhecer o que foi o Nutriciência, mostrando as diferentes atividades realizadas e os resultados alcançados.

“Avaliou-se, através de questionários, a literacia nutricional das famílias participantes, antes e depois de um programa de intervenção, nomeadamente os seus conhecimentos relativos à roda dos alimentos e à interpretação de rótulos.”, explica Maria João Gregório, acrescentando que “o balanço foi positivo pois um dos principais objetivos do projeto, que era aumentar os conhecimentos das famílias sobre alimentação saudável, foi cumprido.

“Na sessão vamos mostrar também o aspeto inovador do Nutriciência que está relacionado com a forma como foram usados os meios digitais para fazer chegar informação sobre nutrição às famílias”, adianta José Azevedo.

À dupla Patrícia Padrão (também da FCNAUP) e Chef Hélio Loureiro caberá ainda a tarefa de apresentar o livro “Nutriciência à mesa”, que reúne as 30 receitas (5 sopas e 25 pratos) selecionadas para o programa de televisão “Nutriciência”, transmitido semanalmente na RTP1. No livro, cada receita é  complementada pela sua composição nutricional e por uma curiosidade.

Durante a cerimónia de encerramento serão também premiadas as Misericórdias que se destacaram nas diversas atividades Nutriciência. Pelo meio, serão entregues dois tablets sorteados, respetivamente, entre as várias famílias que completaram as tarefas propostas e entre as famílias das Misericórdias do grupo de controlo do projeto, que colaboraram na vertente de investigação com o preenchimento de questionários.

A sessão, que será aberta ao público, contará com a presença do vice-reitor da Universidade do Porto, José Manuel Martins Ferreira, de Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, da Presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, Célia Craveiro, e da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento.

Sobre o projeto Nutriciência

O projeto foi desenvolvido pela Universidade do Porto (Faculdade de Letras, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação e Faculdade de Engenharia), financiado pelo Programa Europeu EEA Grants (Projeto 0085NU1), com o apoio do Serviço Nacional de Saúde (Ministério da Saúde), Administração Central do Sistema de Saúde I.P. (ACSS) e Programa Iniciativas de Saúde Pública, e teve como parceiros a União das Misericórdias Portuguesas, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e a Universidade de Oslo (Noruega) .